15 programas infantis dos anos 90 que vão despertar sua criança interior

Lembra do tempo que não precisava pagar conta?

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Lembra do tempo que não precisava pagar conta?

O Dia da Criança chegou. No Facebook, todo mundo está com as fotinhas trocadas, todo mundo com medo dos palhaços sinistros. Enfim, tudo dentro da normalidade. O único detalhe é que não somos mais crianças há pelo menos uns 20, 30 anos e sabemos bem o peso da responsabilidade de ter todas as contas pagas no dia 10.

Para matar a saudade da nossa infância, pelo menos para quem foi ‘piá’ nos anos 80 e 90, estes 15 programas de TV que alegraram nossas manhãs vão despertar sua ‘quiança’ interior e fazer você se sentir mais no clima do Dia da Criança. Mas nada de roubar o algodão doce ou implicar e apelidar com o coleguinha, ok?

 

1. Xou da Xuxa

(Reprodução/TV Globo)

 

Não tem pra ninguém. Você pode até não gostar da Xuxa, mas precisa admitir que rainha dos baixinhos só houve uma na história. Xuxa é a apresentadora infantil mais bem sucedida do país, que também fez carreira na América Latina e Estados Unidos, que teve o nascimento de sua única filha televisionado pelo Jornal Nacional. Rainha, né, mores? Hoje, você sabe, a loura está com um programa semanal da TV Record.

2. Mara Maravilha

(Reprodução/SBT)
 

Ela nem chegava perto da rainha do Ilariê, mas Mara Maravilha segurou a concorrência numa boa contra Xuxa. No SBT, os desenhos de seu programa era às vezes até melhores que os da Globo (tinha Cavalo de Fogo e Ursinhos Carinhosos!). Ah, e Mara também dançava todo dia seu megasucesso ‘Curumim’ (iê-iê).

 

3. Bom Dia e Cia

(Reprodução/SBT)

 

Eliana era a boa moça à frente do Bom Dia e Cia., programa infantil criado para substituir Mara já nos últimos anos em que o formato fazia sucesso, no fim dos anos 90. Eliana, entretanto, emplacou e também evoluiu. Hoje apresenta um dominical de sucesso na Record.

 

4. TV Colosso

(Reprodução/TV Globo)

 

E quando o legado das loiras acabou, surgiram os cachorros, que comandavam a TV Colosso. Tinha a Priscilla, o Jaca Paladium, o Capachão… E o tema de abertura era cantado pelas Paquitas da Xuxa. Seria traição??

 

5. Caça Talentos

(Reprodução/TV Globo)

 

Angélica também entrou na jogada com mais força depois que deixou a Manchete rumo ao SBT, e depois a Globo. Com o Angel Mix, ela comandava gincanas e apresentava desenhos, mas era o quadro ‘Caça Talentos’, com a personagem Fada Bela, que ela conseguiu espaço no coração das ‘quiança’.

6. Passa ou Repassa

(Reprodução/Youtube)

 

Da mesma forma, Gugu Liberato também ‘ataca’ pra cima da criançada com o bordão ‘Torta na Cara’ no programa de gincanas Passa ou Repassa (que depois foi assumido por Celso Portiolli)

 

7. TV CRUJ

(Divulgação/SBT)

 

E apostando na mudança de horário, agora noturno, para programação infantil, o SBT trouxe o Disney Club, no qual o Comitê Revolucionário Ultra Jovem transmitia programação pirata para o Brasil.

 

8. Fantasia

(Reprodução/Youtube)

 

Não vamos esquecer do Fantasia (no aaaaar), claro, que tinha uma trupe de apresentadoras e dezenas de figurantes que também promoviam gincanas, desta vez, interativas. O problema é que a ligação para concorrer custava caro e se nossa mãe descobrisse era palmada na certa! Ai!

 

9. Chaves

(Divulgação/Televisa)

 

Mas tudo bem, assistir ao programa do Chaves era de graça, logo após o Fantasia, e era muito divertido também.

 

10. Chapolin

(Divulgação/Televisa)

 

Assim como o do Chapolin, principalmente naquele episódio em que o Vermelhinho e o Chaves, ambos interpretados por Roberto Bolaños, apareciam frente a frente.

 

11. O Mundo de Beakman

(Divulgação)

 

Aqui a gente tem que fazer um ‘Salve’ a TV Cultura, que trouxe os programas mais legais, como o Mundo de Beakman, que passava na emissora pouco antes dos Cavaleiros dos Zodíaco e dava dicas de ciência para a garotada.

 

12. X Tudo

(Divulgação/TV Cultura)

 

Assim como o X Tudo, que além de divertido deixava a gente mais inteligente com os quadros.

13. Rá Tim Bum

(Reprodução/Youtube)

 

Não muito diferente do Rá Tim Bum, que só a abertura já deixava a gente meio querendo saber onde aquilo ia dar (alerta de spoiler: o ratinho corre numa esteira atrás de um queijo e ativa um mecanismo que termina com uma torta na ‘câmera’).

 

14. Castelo Rá Tim Bum

(Divulgação/TV Cultura)

 

Mas nenhum sucesso da TV Cultura foi tão grande como o de Castelo Rá Tim Bum, que narrava as aventuras de crianças da pesada (uma delas centenária) armando altas confusões num castelo do barulho.

 

15. Família Dinossauro

(Divulgação)

 

E por fim, essa febre infantil, que na verdade era um complexo e satírico programa adulto dos Estados Unidos, que ganhou a criançada aqui no Brasil com o personagem Baby e o bordáo ‘Não é a Mamãe’.

Conteúdos relacionados