Prédio tem mais de 200 anos e não podia receber tinta

O empresário Aparecido Rojo Duarte protocolou uma denúncia no Ministério Público Estadual por conta da pintura do prédio da igreja matriz, Nossa Senhora do Carmo, em , 209 quilômetros de Campo Grande desta terça-feira (19).

De acordo com o site Gazeta do Pantanal, o prédio da igreja matriz, faz parte de um conjunto de obras arquitetônicas com mais de duzentos anos de construção e passa por reformas. Um empresário e ex-vereador fotografou a torre da igreja sendo pintada e mostrou nas redes sociais. O grupo do Facebook “Amigos de Miranda” também repercutiu a postagem.

Mirandenses que moram na cidade, residem em outras regiões do Brasil e até no exterior também se manifestaram na rede social contra a descaracterização do prédio.

A igreja foi construída em pedra sabão, material que não recebe pintura, apenas lavagem com material específico para não descaracterizar a construção original.

De acordo com o Iphan, o prédio da igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo não foi tombado, porém faz parte de um conjunto de obras arquitetônicas que relata a história da fundação do município.

 “Isso é um absurdo, em vários Estados a arquitetura é preservada, como por exemplo em Minas Gerais, Bahia, e aqui bem perto de Miranda o município de Corumbá”, disse Aparecido.