Para todos: cafeteria promove evento para alegrar amantes do piano clássico no sábado

Pianíssimo Sarau Musical recebe todos que chegar e ‘tocar’
| 25/07/2015
- 13:10
Para todos: cafeteria promove evento para alegrar amantes do piano clássico no sábado

Pianíssimo Sarau Musical recebe todos que chegar e ‘tocar’

Campo Grande está em constante construção da cultura da música. A cena musical que poderia inspirar novos pianistas a viver da música, ainda está em formação e, aos poucos, ambientes como cafeterias, supermercados e até farmácias tem agregado a música como valor fundamental de ambiente.

Um piano social disponibilizado aos clientes e movimentos como o Pianíssimo Sarau Musical soma com esta construção de futuro ao oferecer um incentivo a uma nova geração de pianistas, encorajando-os, sejam profissionais ou amadores, a compartilhar conhecimento, músicas, paixões e inspiração.

Pianista amadora, a proprietária do Fran’s Café, Karoline Grubert, conta que desde que o piano chegou diversos pianistas já se sentaram para tocar alguma música. “O piano passou a ser um piano social, como aqueles que a gente se surpreende de ver fora do país no meio da rua para as pessoas se sentarem e tocarem. Então, aqui também acontece isso, os pianistas sentam, tocam, cantam. Estou bastante satisfeita de compartilhar meu piano com todos”.

Se algum pianista está lendo esta matéria, morrendo de vontade de tocar no piano social, mas com receio, o Pianíssimo Sarau Musical é uma excelente oportunidade de se soltar. O movimento pretende acolher todos os estilos, clássico, popular, jazz, todas as idades e todos os níveis técnicos e, segundo Karol, tem como objetivo: incentivar o retorno ao estudo do instrumento.

O Sarau tem sua volta, em sua segunda edição, neste sábado (25), a partir das 17 horas na cafeteria.

Alícia Carnevali, 16 anos, é uma jovem pianista que participou da primeira edição do Pianíssimo, realizada no mês anterior. Para ela, as reuniões são uma oportunidade de cultivar todos os tipos de música: desde a erudita à popular. E principalmente promover o piano.

“Aqui, percebo que há poucos projetos que incentivam a prática do piano. Encontramos muitos pianistas, porém, a maioria está acanhada pela falta de um ambiente descontraído para fazer música, independente do gênero ou do nível de desempenho, um ambiente para simplesmente compartilhar música. Eu já estou participando.”, afirma.

Pianíssimo

Pianíssimo. Assim ficou chamado o projeto idealizado por um grupo de pianistas que resolveu se juntar e tocar num piano social. Liderados pela professora do curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Ana Lúcia Gaborim, os músicos passaram a realizar reuniões espontâneas ao redor do piano do Fran’s Café – local onde já acontece o Pianíssimo Sarau Musical.

A ideia surgiu quando o Fran´s Café colocou um piano no salão, despertando a curiosidade de vários músicos, inclusive de Ana Lúcia Gaborim. Isto a fez relembrar de uma época em que tocar piano fazia parte da formação educacional de muitas crianças que tinham aulas particulares ou em conservatórios tradicionais da cidade.

Ana Lúcia Gaborim formou-se em música em São Paulo e percebe a diferença dos grandes centros, nos quais é possível ter contato com excelentes pianistas que se apresentam, muitas vezes, gratuitamente, e inspiram gerações.

“Lembro-me de ter assistido no cinema a história do pianista brasileiro Nelson Freire e ficar muito impressionada. Depois tive a oportunidade de vê-lo tocando ao vivo e isso foi realmente muito inspirador”, ressalta.

O sarau tem entrada gratuita e o Fran’s café fica na Rua Marechal Rondon, nº 2.453 (esquina com rua 13 de Junho).

 

Veja também

Confira o passo a passo de como preparar bolinho de bobó em casa

Últimas notícias