Disputa está acirrada, e críticos apontam Portela, Beija-Flor, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mocidade como favoritas

O Rio de Janeiro conhecerá hoje a escola campeã do carnaval de 2015. Após o show de técnica, alegria e exuberância exibidas nos dois dias de desfiles na Marquês da Sapucaí, jurados têm a difícil missão de anunciar quem vence, quem sobe e quem desce na disputa, que se acirrou na festa de segunda-feira. Favoritas na avaliação dos críticos, Portela, Beija-Flor e Unidos da Tijuca esbarram na Salgueiro e na Mocidade Independente de Padre Miguel, que comandaram o show na primeira noite. Apesar de essas cinco escolas despontarem na opinião de especialistas, o equilíbrio entre as concorrentes foi marcante na Marquês do Sapucaí.

Na busca pelo bicampeonato, a Unidos da Tijuca provocou uma viagem aos símbolos, personagens e lendas da Suíça. Uma homenagem ao carnavalesco Clóvis Bornay, filho de pai suíço e lendário campeão de fantasias de luxo do carnaval carioca, fez o elo entre o Brasil e o país patrocinador do desfile. A escola lembrou as inovações tecnológicas, as caixinhas de música e o acelerador de partículas atômicas. Com a atriz Juliana Alves como rainha, a bateria estava fantasiada de guarda suíça.

Aos gritos de “é campeã”, a Portela encantou na avenida com 450 drones, que representavam a idade que a cidade do Rio de Janeiro completou este ano. Também arrancaram aplausos a Águia Cristo Redentor, que se curvou diante do público, e os paraquedistas que pousaram com sinalizadores nos pés em meio à passarela para anunciar a chegada da escola. Apesar de tanta ostentação, alguns problemas técnicos, como o carro que desfilou de luzes apagadas, podem custar pontos importantes da agremiação.