A data torna-se um prato cheio para comerciantes e empresas oferecerem seus produtos 

Nesta segunda-feira (12) é comemorado o dia das crianças. A data além de simbólica, também torna-se um prato cheio para comerciantes e empresas oferecerem seus produtos direcionados ao público infantil, e assim, acabar com o estoque e lucrar com a data.

A mídia também ataca. Não é muito difícil ver campanhas que pregam o texto de que criança feliz é aquela que tem o brinquedo mais moderno, caro extravagante. Será mesmo?

De acordo com o psicólogo Silvio Mendes, mesmo que divertidos, brinquedos e grandes presentes surtem apenas efeitos momentâneos, efeitos estes que não se comparam a um momento de interação e diversão a sós entre pais e filhos.

“Mais que presentear, é preciso interagir, brincar. Uma relação de proximidade entre pais e filhos desenvolve nas crianças o crescimento, produtividade, segurança, auto-estima e é isso o que o ser humano precisa”, explica.

 

 

Ciente da necessidade do estar e amar antes do presentear, Pedro Espíndola, 29 anos, tenta repassar o ensinamento para os afilhados Felipe, 5 anos e Lisbela, 2. “É importante a educação do não consumismo, mas não podemos fazer isso boicotando a data. Presentear é sim importante, mas o encontro e o estar juntos é bem mais”, afirma.

Cristiane Almeida, 38 anos até foi ao centro da cidade procurar algo para presentear os filhos Laryssa, 10 anos, Gabriel 12 e Patrick de 17 anos, mas pra ela, o mais importante mesmo foi o passeio na companhia da família. “Vou comprar alguma coisinha para os três, mas pra sair se divertir, or a um parque ou a um shopping não é preciso ser dia das crianças. Todo dia é dia”, acredita.

Presentear o filhão com algo bem legal no dia dele é super bacana, mas antes disso, aproveite essa data para ficar agarradinho com seu pequeno e curta cada momento se divertindo, conversando e dando atenção.

Vale lembrar que o que vai permanecer na memória deles não são as horas em frente ao videogame, mas sim os momentos de carinho compartilhados com quem está ao redor. Aproveitem bastante e tenham todos um feliz dia das crianças.