Irmãos recebem córneas do mesmo doador e realizam transplantes juntos

Transplantes foram feitos no Instituto da Visão, em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Transplantes foram feitos no Instituto da Visão, em Campo Grande

Parece história de filme, novela, mas não é. Dois irmãos aguardando doações para fazer transplantes de córneas. E eis que de repente, os dois conseguem o transplante. Do mesmo doador, uma córnea para cada irmão. E mais, no mesmo dia, um logo depois do outro.

Os irmãos Glauco de Oliveira Bites, de 32 anos, autônomo, e Jean Éder Bites Júnior, 21, que trabalha com seguros, receberam doações e realizaram transplantes de córneas na tarde desta quarta-feira (28), no Instituto da Visão, em Campo Grande.

“A sensação é a melhor possível. Queríamos agradecer o doador, que deu as córneas e os órgãos, estamos muito honrados”, declarou Jean, que tinha deficiência de 10 graus no olho direito e tinha muita dificuldade para dirigir. 

Glauco, que já havia operado de um olho, comemorou o transplante. “É uma satisfação imensa poder voltar a enxegar bem. Quero agradecer a Deus e a minha doutora, que teve coragem de fazer a cirurgia”.

A mãe dos garotos, Neuza Maria de Oliveira transbordava alegria. “Estamos todos muito felizes. Saiu para os dois, no mesmo dia, foi demais. Agradeço a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por mais essa vitória”.

Neuza conta que os dois filhos foram diagnosticados com o problema de visão quando tinham 11 anos. Eles aguardavam na fila há seis meses. Os irmãos retornam nesta sexta-feira (29) ao Instituto da Visão para receberem recomendações para a recuperação.

Transplante de Córnea

A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do olho. Ela permite que as imagens do meio externo penetrem no olho e sejam captadas pela retina. Para o bom funcionamento da córnea, é necessário que a ela tenha transparência satisfatória e curvatura adequada.

O transplante de córnea é indicado quando a transparência ou a curvatura da córnea estejam alteradas, não permitindo uma boa visão. Ele consiste na substituição da córnea alterada por uma córnea doadora que mantenha boas condições. Atualmente temos utilizado preferencialmente a anestesia local. Em situações especiais pode ser utilizada anestesia geral.

Conteúdos relacionados

Frango polemico familia
jorge e mateus ms turne despedida