A exposição será aberta nesta quinta em

Elas chegam tímidas, travadas. Mas ao disparar do primeiro click acontece a mágica: “elas soltam tudo aquilo que estava engasgado há anos. É um momento de libertação muito incrível e sensível”, conta o fotógrafo Hugo Lenzi. O elas em questão se refere à centenas de mulheres que têm os dramas, desafios e superações do enfrentamento ao câncer de mama registrados pelo projeto “De Peito Aberto”, desenvolvido por Vera Golik e Hugo desde 2006.

São mulheres que sofrem com a perda dos principais símbolos femininos (o cabelo, o seio, a libido e até a fertilidade em alguns casos), a falta de apoio e o risco eminente de morte. “Muitas delas nos dizem que se curam de muitas situações que anos de terapias não resolveram”, explica Vera.

Além do registro fotográfico, as mulheres têm a oportunidade de conversar, desabafar durante o ensaio. E a descrição feita por elas é sempre de sentimentos muito terríveis como a tristeza, a revolta, o medo e a solidão. E foi acompanhando de perto essa onda de sentimentos que os dois decidiram encarar o desafio de transformar esse processo doloroso em uma oportunidade de renascer.

“Nós tivemos muitos casos de câncer na família. Em 2000, soube na mesma semana que dois de meus irmãos receberam o diagnóstico e em seguida foi a vez da minha mãe. Foi um processo muito difícil. Meu irmão se curou do câncer, mas seu corpo não resistiu a intensidade do tratamento e ele faleceu. Com minha mãe aconteceu o mesmo algum tempo depois. Então vimos de perto a importância de se humanizar o tratamento aos envolvidos nesse processo”, diz ao explica como o projeto surgiu.

Daí em diante, os dois, que são casados, juntaram seus ofícios e sensibilidade para colaborar com a transformação do tratamento em algo mais humanizado. Além das fotografias, há a conversa, as palestras e aquele ombro amigo que nem todas possuem. As fotos se tornaram exposição e já rodou por várias cidades brasileiras.

“No inicio, em 2006, foram cinco cidades. Mas a demanda nunca parou. Eram mulheres interessadas em participar e muitas cidades nos procurando. Por isso ele nunca parou”, conta Hugo que ao lado de Vera enfrenta a maratona de montar a exposição em oito cidades da região norte, nordeste e centro-oeste. Em Campo Grande, o lançamento da exposição será nesta quinta-feira (15), às 19h30 no Shopping Norte Sul Plaza.

Haverá também uma roda de conversa com a presença de médicos e personagens dessa luta, além da realização de mamografias e exames preventivos – em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos.

Em 2000 Vera Golik recebeu a notícia de que dois de seus irmãos e sua mãe estavam com câncer. Juntos passaram por todas as fases da doença: a descoberta, o tratamento e a superação. Diante de todas as dificuldades e, principalmente, da evidência da importância de um trato mais humanizado aos envolvidos, ela e o marido Hugo decidiram transformar a experi

“Você não é isto. Você está passando por isto”

Para os dois, a busca do projeto é para que haja a assimilação pelas mulheres de que esta é uma fase passageira. “Elas sentem muito medo, se sentem muitos sozinhas e nem sempre possuem apoio dos companheiros, por exemplo, por isso o primeiro pensamento é de que morrerão”, dizem.

A exposição conta com o registro de cerca de 70 mulheres. Mas muitas outras participaram. “Nós procuramos os médicos em cada cidade e buscamos os casos de mulheres que enfrentam esta luta e a demanda é sempre muito alta.

Serviço; 

Exposição Fotográfica “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”

Visitação: de 15 de outubro a 2 de novembro, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas; e aos domingos, das 11 às 21 horas

Local: Shopping Norte Sul Plaza – Praça de Eventos (próximo a Etna). Endereço: Avenida

Ernesto Geisel, 2300 – Jockey Club – Campo Grande /MS – tel: (67) 3044-3900

Palestra Interativa “De Peito Aberto”

Data e horário: 15 de outubro às 19h30

Local: Cinépolis / Sala 1 / Praça de Alimentação do Shopping Norte Sul Plaza

Entrada Franca / Classificação: Livre

Mamografia e Exames Preventivos

Carreta do Serviço de Atendimento Domiciliar do Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão

Data e horário: 19 de outubro das 8 às 16 horas

Local: Doca Etna do Shopping Norte Sul Plaza (ao lado do estacionamento coberto)

Inscrições: Com os monitores da Exposição De Peito Aberto

Há 14 anos eles registram a autoestima de mulheres em meio ao drama do câncer de mama

Há 14 anos eles registram a autoestima de mulheres em meio ao drama do câncer de mama

Há 14 anos eles registram a autoestima de mulheres em meio ao drama do câncer de mama

*Todos as fotos internas são de Hugo Lenzi