Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Dia de bater tambor: símbolo de resistência, Praça do Preto Velho completa 20 anos

A festa será neste domingo (31), às 16 horas 
Arquivo -

A festa será neste domingo (31), às 16 horas 

Monumentos religiosos estão por aí. Espalhados por todos os cantos da cidade, eles passam despercebidos pela maioria dos olhares. Exceto um… o Preto Velho. Sentado tranquilamente sob a sombra de eucaliptos em uma praça da Vila Progresso, região sul de , ele carrega a resistência de milhares de fiéis de religiões de matrizes africanas e ameríndias.

“Ter um Preto Velho em uma praça pública é, para nós, símbolo de muita luta e de tomada de visibilidade muito grande. Não é só uma imagem. É a nossa resistência”, explica Irbs Santos, presidente da FECAMS (Federação dos Cultos Afro-brasileiro e Ameríndios de Mato Grosso do Sul). Neste domingo, a Praça do Preto Velho completa 20 anos.

Em 31 de maio de 1995 sua inauguração contou com a participação de representantes de apenas 5 dos então 300 terreiros de Umbanda e Candomblé da Capital. O motivo? O mesmo que hoje leva milhares de pessoas a esconderem sua religiosidade: o preconceito.

Segundo dados do último censo do IBGE, em 2010, em todo Mato Grosso do Sul apenas 2.300 pessoas se declararam praticantes de religiões afro brasileiras e ameríndias.  “As pessoas tem medo de dizer que são da Umbanda, do Candomblé. Elas têm medo de sofrer preconceito. Por isso se escondem”, diz Irbs.

Em Campo Grande existem pelo menos 700 terreiros e em alguns deles, mais de mil pessoas frequentam a casa. “Como podemos dizer que só temos 2.300 praticantes? Isso está errado. Temos absoluta certeza”, lamenta.

Por isso, a entidade tem trabalho para que haja maior interação entre as religiões e consequentemente, redução na discriminação contra os fiéis. “As pessoas precisam conhecer e desconstruir esse pensamento que têm sobre nós. Vamos sim, ocupar os espaços públicos e reivindicar o nosso espaço e a comemoração do aniversário dessa praça representa isso”.

Candidatos à desconstrução de preconceitos – em relação às religiões que são parte fundamental da cultura brasileira – são mais que convidados a comparecer a celebração de aniversário da Praça do Preto Velho que fica na Avenida Fábio Zahran, na Vila Progresso.

 Além de louvação e apresentações culturais, será servida uma feijoada, comida típica das celebrações ameríndias.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)