De pintura com café e urucum a stop motion, são os cursos de férias oferecidos por museu

As oficinas começam na próxima segunda-feira na sede do museu
| 06/07/2015
- 23:09
De pintura com café e urucum a stop motion, são os cursos de férias oferecidos por museu

As oficinas começam na próxima segunda-feira na sede do museu

Animação Flipbook; Pintura Stop Motion; Pintura ‘Aguarela’: Pintando o Parque das Nações; Pintando com Café e Urucum; Mangá: Criação de personagens; Mangá: Pintura. Estes são alguns dos cursos que Museu de Arte Contemporânea (MARCO) irá oferecer nas férias de julho. Todos eles têm o investimento de R$ 100 e as vagas são limitadas a 20 pessoas. As oficinas começam na próxima segunda.

O curso de Desenho e Animação Flipbook é voltado para crianças com idade mínima de nove anos. Trata-se da criação de uma história no formato Flipbook em três etapas: no primeiro dia, serão apresentados contos regionais com exibição de ilustrações de Israel Zayed, Wanick Correia Flores e Leonn Vieira.

 No segundo dia, introdução ao desenho figurativo bem como noções de profundidade e planos nos desenhos. No terceiro dia, a criação de roteiro em História em Quadrinhos com a elaboração do personagem principal. Nos dois dias finais, ação de uma história no formato de Flipbook que deverá conter no mínimo 30 desenhos sequenciais.

Os participantes deverão levar: avental, celular ou tablet (que deverá ser levado no primeiro e ultimo dia somente), argila escolar, caixas de sapato de cores diferentes (no mínimo duas), leite ninho, leite de coco e corante comestível (para a confecção da massa comestível). Ministrante: Professora Marina Bedatty.

Já a oficina de ‘Pintura Stop Motion’ com celular é voltado também para crianças com idade mínima de nove anos. O objetivo é o de realizar uma animação em Stop Motion com esculturas construídas pelos próprios participantes.

No primeiro dia, serão apresentadas as obras e a história de Conceição dos Bugres, Rubens Valentim e Aleijadinho, bem como noções básicas de fotografia com no mínimo 20 fotos em movimento de colegas da turma. No segundo dia, construção de esculturas e modelagem em argila, baseadas nas obras de Aleijadinho. No terceiro dia, construção de escultura com papelão e cola baseada nas obras de Conceição dos Bugres.

No quarto dia, esculturas modeladas com massa de marzepan comestível tendo como referência as paisagens urbanas de Campo Grande. No último dia, a construção de um cenário com o que foi realizado no dia anterior usando as esculturas para criar a animação em Stop Motion.

Como fechamento do curso, no auditório do Marco, acontecerá mostra de áudio visual das animações da turma com degustação das criações feitas.

Os participantes deverão levar: avental, celular ou tablet (que deverá ser levado no primeiro e último dia somente), argila escolar, caixas de sapato de cores diferentes (no mínimo duas), leite ninho, leite de coco e corante comestível (para a confecção da massa comestível). Ministrante: professor Bruno Godoy.

No curso de pintura “Aguarela: Pintando o Parque das Nações”, voltado para crianças com idade mínima de sete anos, serão abordadas as características técnicas, práticas e teóricas da produção do desenho e da pintura sobre papel com métodos secos e úmidos.

Serão introduzidas técnicas básicas de construção de desenho, efeitos de linha e sombra, criação de texturas, noções de perspectiva, escala, composição, pintura e polimento com lápis de cor e aquareláveis, técnicas mistas, têmpera, carvão e bico de pena.

O objetivo é o de estimular o desenvolvimento da capacidade de cada indivíduo, bem como a familiarização com os materiais e técnicas artísticas relacionadas ao desenho e à pintura.

Os participantes deverão levar: papel sulfite A4, papel gramatura 240, lápis ou grafite, borracha, caneta nanquim ou hidrográfica e lápis de cor (opcional), pinceis nº 02 e nº 08, avental, duas telas de pintura, e uma pasta para guardar os desenhos realizados diariamente. Ministrante: professora Pamela Savala.

“Pintando com Café e Urucum” é voltado para crianças com idade mínima de sete anos, em que os participantes colocarão em prática todas as vertentes da abstração com o uso da desconstrução da imagem em modelo real, usando como material de pintura somente pincel e café solúvel.

Serão desenvolvidos conceitos sobre o Tachismo: manchas e borros elaborados dentro de um espaço determinado na obra; o Grafismo – linhas, curvas, traços, pinceladas e todo signo gráfico no contexto abstrato; o Orfismo: expressão ligada à música; o Raionismo: riscos e raios com luminosidade; Abstracionismo geométrico ou formal: formas e cores dadas à expressão geométrica e a Pintura gestual: pintura que expressa emoções, execução espontânea diretamente na parede, ambientes urbanos e telas gigantes.

Os participantes deverão levar: papel sulfite A4, papel gramatura 240, lápis ou grafite, borracha, caneta nanquim ou hidrográfica e lápis de cor (opcional), pinceis nº 02 e nº 08, Nescafé ou café solúvel, Urucum (colorau), avental, duas telas de pintura e uma pasta para guardar os desenhos realizados diariamente.

O curso de Mangá: criação de personagens é voltado para crianças com idade mínima de cinco anos. Nesse módulo os alunos aprenderão a criar seu próprio personagem mangá. Os alunos conhecerão técnicas específicas e que muito auxiliarão em sua construção, como: a face e seus componentes; proporção dos corpos (masculino, feminino e infantil); membros e suas articulações; efeitos de luz e sombra; vestimenta e drapeado; movimento corporal; construção de cenário e arte final dos desenhos em caneta nanquim ou hidrográfica.

O curso de Mangá: pintura é voltado para crianças com idade mínima de cinco anos. Partindo para uma experiência pictórica, serão realizados estudos teóricos e práticos sobre as cores e suas possibilidades de utilização no ambiente; temperatura das cores (quentes, frias ou neutras); saturação e descoberta de novos tons; degradê em um e mais tons, para posteriormente aplicá-lo ao desenho mangá (personagem); estudos dos efeitos de luz e sombra (em cores); equilíbrio das cores; movimentos lineares ou circulares para a pintura, entre outros. O ministrante é o professor Leonn Gondin.

As inscrições para todos os cursos deverão ser feitas diretamente no MARCO, que fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6.000 no Parque das Nações Indígenas. Telefone para contato ou mais informações: (67) 3326-7449.

Veja também

DJ Ivis foi preso em 2021 por espancar a ex-mulher Pâmella Holanda e agora estaria vivendo romance com Simaria

Últimas notícias