Veja mais dicas infalíveis para economizar na festança

O casamento é um momento de muita alegria. E como geralmente é planejado com muita antecedência, o que não faltam até o grande dia são motivos e momentos para comemorar. E o que pode ser melhor do que uma festa de noivado para celebrar a decisão de oficializar a união, rodeado de amigos e pessoas queridas? Foi justamente este motivo que levou a mim e meu marido (então namorado) a fazermos uma festa de noivado.

Através do blog tenho recebido muitos e-mails de noivinhas que também querem celebrar o momento, mas que não sabem por onde começar. Seja sua opção um almoço, um ou uma festa pequena, preparar este encontro exige dedicação. Veja algumas dicas importantes:

Separe o orçamento disponível para o noivado. Definir o orçamento é a base da festa de casamento, não seria diferente com a festa do noivado. Por ser mais simples, muitas noivas aproveitam para seguir a linha faça você mesmo, não só na decoração, como nos convites e lembrancinhas, economizando o máximo possível e aproveitando cada momento.

É possível economizar. Tradicionalmente, o noivado é celebrado na casa da noiva e organizado pelo casal, mas atualmente muitos noivos, até mesmo para facilitar, preferem fazer em restaurantes. Há também a possibilidade de se pedir emprestado salões de festa ou casa de parentes que acomodem todo mundo. Desta forma, vocês economizam e não deixam a data passar em branco.

Noivado temático. As primeiras decisões envolvem data, quem convidar, local da festa e principalmente o estilo. Muitos casais preferem fazer um noivado temático, com algum tema que seja importante para a história dos dois. Desta forma, o noivado pode ser ainda mais divertido.

Definir o cardápio é importante. Dependendo da quantidade de convidados, é possível contratar um bufê externo ou fazer as próprias comidinhas. Você pode escolher o finger food para uma celebração à tarde, por exemplo, ou um churrasco para o almoço.

Festas de noivado implicam oficializar a decisão do casamento, por isso, é comum ter algum discurso ou alguém da família para dar algumas palavras a todos presentes e, principalmente, ao casal.  O ideal é que seja algo rápido, antes de ser servido o bufê, de preferência.

Para a decoração, os detalhes fazem a diferença. As tendências apontam para decorações personalizadas. Use objetos pessoais, encha o local com fotos de vocês e dos amigos presentes. A criatividade é uma grande aliada e torna sua festa íntima e aconchegante.

Noivados são para ser lembrados com carinho. Pense também em qual lembrancinha vai oferecer aos convidados. Muitas noivas optam por fazê-la, mas dependendo do seu orçamento, você pode investir um pouco mais. O importante é que reflita o dia de vocês.

Apesar de ser uma ocasião perfeita para aproveitar e colocar a mão na massa, aconselho que tenha uma ajudinha. Conte com suas madrinhas, amigas e mãe para ajudar. Além de outras ideias, elas podem aliviar o peso do trabalho.

O QUE DAR DE PRESENTE DE NOIVADO?

Engraçado que na ocasião da minha festa de noivado esta foi uma pergunta corrente. Há quem acredite que não é necessário dar presente, já que serão dados no chá de cozinha/chá-bar e no casamento. Mas diz a boa educação que quando somos convidados, seja para um jantar na casa de alguém ou um noivado, devemos levar no mínimo uma lembrança, como retribuição carinhosa pelo convite feito.

Por indicação de uma convidada fiz lista com sugestão de presentes em duas lojas, pra facilitar a vida dos convidados e a minha. Foi muito bom, recomendo! A tradição é que o presente seja um item de enxoval. Mas eu, particularmente, acho complicado presentes como roupa de cama e toalha de mesa, uma vez que podem não ser do gosto dos noivos, fora que neste momento ainda não se sabe o tamanho da cama e da mesa que os pombinhos terão em casa.  

Outras sugestões de presentes são toalhas de lavabo bordadas, conjuntos requintados de jogo americano e guardanapo de tecido, toalha de renda para bandeja, velas perfumadas para casa, caminho de mesa, mantas, enfim, coisas delicadas, de bom gosto e qualidade que vão fazer diferença no novo lar do casal.  

Juliana Ferreira, jornalista, empresária e apaixonada por eventos. Idealizadora do blog Vida de Noiva, o primeiro especializado em casamentos de Mato Grosso do Sul. Veja mais em www.vidadenoiva.com