Festa vai ter programação em várias cidades. Veja qual agrada mais e caia na folia!

O Carnaval deste ano em Mato Grosso do Sul perdeu espaço em várias cidades. Na Capital, a festa foi organizada pela Secretaria de Governo, e não pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura) e não terá nenhum nome de peso na animação da festa. Bonito, que sempre foi tradicional na festa de momo, este ano decidiu não investir na programação e aplicar a verba na reforma da Gruta do Lago Azul. Já a cidade de Jardim mantém a programação, com cinco dias de festa, assim como Corumbá. Rio Brilhante, que não tem tradição no evento, decidiu investir.

Em Campo Grande a festa terá desfile de fantasias e apresentação da bateria das escolas de samba com os sambas-enredo e apresentação da Corte de Momo, com o rei, a rainha do Carnaval e duas princesas. A folia vai do dia 14 a 17 de fevereiro, com duas matinês.

No primeiro dia se apresentam as bandas Beleza Pura e Doce Swing. No dia 15, o show fica por conta das bandas Beleza Pura e Timbahia. No dia 16, os grupos Beleza Pura e Doce Swing se apresentam. Na terça (17) se apresentam os grupos Beleza Pura e Milk 7. Nos dias 15 e 17 acontecem as matinês, com início às 17 horas. Os bailes noturnos começam às 19 horas. Já o desfile dos blocos de rua acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro, a partir das 19 horas, com saída da Avenida Calógeras, em frente ao Armazém Cultural.

O Jardim Folia vai acontecer entre os dias 13 e 17 de fevereiro, na Praça do Encontro. Serão cinco festas no período noturno, com início previsto para as 21 horas. A expectativa é reunir um grande público, principalmente quem visitar a cidade de Bonito nesta época do ano, que não fará festa de carnaval.

A estrutura da festa contará com som, palco, iluminação, tela de LED, seguranças, banheiros químicos e praça da alimentação.

Já Bonito preferiu investir o orçamento disponível para a festa na reforma da Gruta do Lago Azul. O prefeito Leonel Brito, em entrevista para o Jornal Correio do Estado, disse que quem visitar o destino de ecoturismo brasileiro terá como atrações, durante o período de festas, as visitações aos atrativos turísticos da região e contato intenso com a natureza.

Paranaíba manterá a festa. Serão 4 noites e 1 matinê. A festa começará no dia 13 e irá até dia 16. E apesar de a folia ser na rua, a estrutura é toda coberta. Animam a folia Michelle e banda e Banda Inox.

Rio Brilhante surpreendeu e trará o cantor Naldo Benny para dar inicio à festa. O artista fará o grito de Carnaval. Além deley, Kler Amaral e Banda farão a folia na primeira noite de carnaval.

Ao todo serão 5 noites, 2 matinês e 1 baile da melhor idade para agradar a todos os foliões de Rio Brilhante. A cidade fica a 140 quilômetros distante de Campo Grande.

Corumbá, como sempre, vem com tudo. A programação será extensa e já começou. Neste sábado e domingo, a festa contou com ensaio técnico das escolas de samba na Passarela do Samba.

O tradicional bloco Sandálias de Frei Mariano sai na quarta-feira (11). No dia 12, a folia será animada pelo Bloco os Fusqueiros e Desfile de Fantasia no Corumbaense Futebol Clube.

No dia 13, quem toma conta da passarela do Samba são os blocos de sujos, com destaque para o Cibalena. A noite de sexta-feira será encerrada com três shows populares no palco da Praça Generoso Ponce.

O sábado (14) terá folia no Distrito de Albuquerque com o baile infantil. No mesmo dia, a partir das 20h30, acontece o desfile dos blocos oficiais na Passarela do Samba: Flor de Abacate; Oliveira Somos Nós; Os Intocáveis; Bloco Arthur Marinho; Afro Samba Reggae (Antigo Olodum); Praia, Bola e Cerveja; Vitória Régia; Bola Preta; Nação Zumbi; Águia da Vila, e Clube dos Sem.

Na madrugada de domingo tem show local na Generoso Ponce e desfile das escolas de samba do segundo grupo: Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Corumbá; Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira do Pantanal; Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Major Gama, e Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Corumbaense. Quem encerra será o Grêmio Recreativo Escola de Samba Marquês de Sapucaí que desfila já pelo grupo especial.

Na segunda-feira (16), reserva o desfile das escolas de samba do primeiro grupo. A partir das 20h30 passam pela Passarela do Samba o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente da Nova Corumbá; Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Morro; Grêmio Recreativo Escola de Samba A Pesada; Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Pantanal, e Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila Mamona.

A última noite do carnaval corumbaense marca o Desfile Cultural na Passarela do Samba. A partir das 20 horas, desfilam os Bonecões, a Corte de Momo, Corso (carros antigos), os Fuscas, Ala das Pastoras, Ala dos Marinheiros, Bloco do Frevo, e os Cordões Carnavalescos: Cinelândia, Cravo Vermelho, Flor de Corumbá e Paraíso dos Foliões. O encerramento será com o Bloco dos Palhaços.

 Na quarta-feira (18), na Passarela do Samba, a partir das 16 horas, apuração do desfile de Cordões Carnavalescos, dos Blocos Oficiais e das Escolas de Samba do primeiro e segundo grupo.