‘Bocaiuva São João Xangô Menino’ acontece até o dia 23 

O tradicional Banho de São João da Cidade Branca tem um diferencial a mais para este ano: a moda e sustentabilidade.  Participando ativamente da festança que está acontecendo em Corumbá (MS) – o Arraial do Banho de São João, o Movimento Economia Criativa Bocaiúva Feira de Artes, Moda, Design e Gastronomia fará um Bolicho Cultural na feira principal do evento.

Com o tema ‘Bocaiúva São João Xangô Menino’, o movimento leva até o local, intervenções de moda, oficinas, artes visuais, cultura digital e urbana e também, as culturas tradicionais que compõem o cenário – Corumbá – Pantanal.

Segundo uma das idealizadoras da feira, Caroline Garcia, a integração do Movimento Bocaiúva com a cidade de Corumbá surgiu para fortalecer as produções artísticas do nosso Estado. “A gente pensa em fortalecer o conceito de Corumbá como uma Cidade Criativa, além de chamar todos que aqui produzem para enaltecer o movimento cultural sul-mato-grossense”, avalia.

O Movimento Bocaiúva tem participado de vários festivais, eventos e espaços culturais apresentando produtos e serviços que têm como maiores valores: a criatividade, o design sustentável e a diversidade cultural. Também integra o movimento de Economia Criativa a comitiva cultural Aqui Tem Arte Pantanal que recebe em nossa cidade a produção de 16 marcas, artistas criativos de diversas áreas e produtos culturais.

Além do apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, o evento também conta com a parceria da Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação – Sectei / FCMS, da Cia de Teatro Maria Mole e do Coletivo Patota (Corumbá).

Marcas integrantes desta edição:

 

Corumbá

Comitiva Cultural Aqui Tem Arte Pantanal com:

* Associação Amor Peixe (moda e acessórios);

* Moinho Cultural (bolsas criativas);

* Produção Rural (gastronomia local);

* Estilo Vintage (Maria DQ);

* Mary Cedreira (moda crochê criativo);

* Elker Primo (grafite, arte de rua);

* Argelino e Dona Isa (artesanatos: cestaria, palha de milho e cabaça);

* Dominike (acessórios e artefatos pantaneiros).

 

Convidados de outras cidades de Mato Grosso do Sul

Amuletos Voa-dor;

Arte do Mato;
Ateliê Ramona Rodrigues;
Cabide Retrô;
Capela Fashion;
Chroma;
Cris Moda Carioca;
Estúdio Vespa – Fábio Maurício e Ghva;
Fatto in Casa;
Gaveta Brechó e Afins;
MS Desenhos – Mariana Sauyuri;
O Borralho;
Sabores Latinos;
Sandra Padilha Criações;
Subcultura Records;
Touché Camisetas;
Zaraflor.

Programação cultural:

17, 18 e 19/6 – 14 às 17h30 – Oficina de construção de instrumentos de PVC (Kalyuka – flauta russa) e Oficina de Ritmos – Maracatu, Coco e Baião com o instrumentista Rony Petersom

18/6 – 19 – 21 horas – Roda de Conversa com Criativos de Corumbá sobre Economia Criativa – Mediação Caroline Garcia e Fernanda Teixeira – Produtoras do Movimento Bocaiúva (Campo Grande)

18 e 19/6 – 17h30 – 19h30 – Oficina de Modelo e Manequim com o estilista Fábio Maurício

 

20/6 – 18 – 22h30 – Abertura do Bolicho de São João Xangô Menino

                                   – Intervenção de moda por Fábio Maurício

– Pocket shows com  Rony Petersom (Iucatã) (Campo Grande) e Franklin Melo (Corumbá)

A partir das 22h30      – Festa de abertura do evento, com os DJs Aruan Maculelê,  Fábio Castro e Maíra Espindola (Campo Grande) e os DJs Tropical Brothers do Coletivo Patota (Corumbá)

21/6 – 18h – 22h30 – Desfile das marcas: Fábio Maurício e Touché (Campo Grande) – Stylist e produção: Fábio Maurício

22/6 – 18h – 22h30 – Desfile das marcas: Maria Di Quê? e Comitiva Cultural Aqui Tem Arte Pantanal (várias marcas) (Corumbá) – Stylist e e produção: Fábio Maurício

23/6 – 18h – 22h30 – Performance de Maíra Espíndola

                                    Lavagem do andor da Bocaiúva