Com 30 anos de carreira, atriz repagina ateliê e inclui aula de teatro até para idosos
Além do teatro, Ramona Rodrigues introduz o circo na programação de atividades do Ateliê
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Além do teatro, Ramona Rodrigues introduz o circo na programação de atividades do Ateliê
Quando criança, o sonho de ser professora sempre foi mais forte. Logo depois, cogitou ser veterinária, mas o destino a levou para os palcos. De lá pra cá, 30 anos de história marcam a carreira da atriz, diretora de teatro e arte-educadora Ramona Rodrigues.
Hoje com 43 anos, ela afirma com precisão que para trabalhar no mundo artístico é necessário muito mais que sonho e que a pessoa tem que arregaçar as mangas e acordar cedo todo dia.
“Não tinha ideia que seria artista, não foi nada planejado; queria ser veterinária, mas como não tinha condições de fazer uma faculdade eu fui fazer teatro…primeiro eu paguei pra fazer teatro, naqueles cursos de modelo e teatro tudo junto, ali que veio o ‘despertar’ mas só depois que começaram a me pagar para fazer teatro”, conta Ramona.
Nessa memória, Ramona teria 13 para 14 anos. Muito antes de virem as leis de incentivo, de existirem os projetos culturais que patrocinam a arte, ela já estava na ativa, batalhando e contribuindo com a criação do teatro de Mato Grosso do Sul.
“Fazer teatro é ser igual a todo mundo, tem que acordar cedo e ir trabalhar… as pessoas pensam que os 45 minutos de um espetáculo são fáceis de fazer… estes minutinhos são só o resultado de muitas horas de estudo, preparo e montagem, isso que em Campo Grande não existe só ser ator, geralmente a gente faz tudo, costura os figurinos, faz a produção da montagem, atua…”, pontua.
Quando perguntamos se tem alguma receita para se tornar atriz, Ramona diz: “Não tem receita e nem uma cartilha, você estuda e se baseia em cima de outros e disso, você cria a sua linguagem e faz o seu estilo”. O momento emoção da vida de artista, ela diz que sente quando está atuando no palco.
Sobre a sobrevivência da arte em Mato Grosso do Sul, Ramona diz que é um processo longo e que ainda estamos engatinhando dentro desse processo. “Quando a gente sai daqui, e vê outras realidades a gente analisa que ainda estamos engatinhando com a vida artística, mas como sou daqui e amo estar aqui, quero aprender a andar aqui, junto com todos que vivem disso”.
Teatro para todos
Comemorando as três décadas de teatro, a diretora reinaugura neste mês, o Espaço Cultural Cia das Artes e junto, o Ateliê Ramona Rodrigues. Como sempre Ramona foi considerada arte-educadora para o universo infantil, agora ela amplia horizontes.
Além de oficinas para o seu público, o espaço oferecerá oficinas de teatro para adolescentes e jovens, adultos e até idosos. A arte circense também chega ao novo espaço para somar com as atividades oferecidas por ela.
Na programação das oficinas, os artistas Nicole Rodrigues, Júnior Oliveira, Tonny di Paula, Geraldo Saldanha e Pietro Lara juntam-se com Ramona para ministrarem as aulas.
“Resolvemos ampliar as oficinas já oferecidas pelo Ateliê, e unir os pontos, o mais novo, as crianças, usaremos a linguagem já aplicada, que é aquela que eles já gostam de brincar com fantasia e vamos estimular a criatividade, nos outros atos, que são os adolescentes, jovens e adultos vamos trabalhar a expressão corporal, oral, relaxamento e deixar que eles busquem a sua linguagem e identidade e com os idosos, vamos trabalhar o relaxamento, a aceitação do limite deles é isso”, explica.
Já sobre as aulas de circo Ramona diz que circo e teatro andam alinhados, pela interpretação e que no novo espaço pode integrar mais este universo.
As oficinas e inscrições acontecem no Ateliê que fica na Rua 14 de Julho, nº 1.431 – casa 3. Mais informações pelo telefone (67) 9903-3550.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.