Com 1.655 votos, Ana Ruas foi classificada para a segunda fase do Prêmio PIPA

Próxima votação acontece de 2 a 9 de agosto
| 28/07/2015
- 13:25
Com 1.655 votos, Ana Ruas foi classificada para a segunda fase do Prêmio PIPA

Próxima votação acontece de 2 a 9 de agosto

Com os votos de amigos, familiares, admiradores de sua arte e até desconhecidos, a artista Ana Ruas está entre as classificadas para o 2º turno do Prêmio PIPA – um dos mais importantes no quesito artes visuais e da arte contemporânea.

A artista, que é sul-mato-grossense de coração, não só ficou classificada para a próxima fase como ficou, no primeiro lugar entre os nove artistas que também foram classificados. De acordo com o regulamento do prêmio, o artista que tivesse mais de 500 votos estaria selecionado. Ana disse que em menos de 19 horas, havia conseguido os 500 votos necessários para angariar a vaga.

Desde sexta (24) Ana está participando do Congresso Internacional da Omep – Organização Mundial para Educação Pré-Escolar em Washington, nos Estados Unidos  e mesmo no trajeto de Campo Grande até lá, estava com a cabeça voltada para o PIPA.

“Estivemos trabalhando para o prêmio desde o primeiro dia de votação, queria garantir os 500 votos e fui surpreendida, até pessoas da cidade da minha mãe, no Rio Grande do Sul, votaram, compartilharam, enfim, foi uma grande corrente do bem… eu saí de casa na sexta de manhã, passei o dia todo trabalhando pelo prêmio em Guarulhos, sábado e domingo fiquei no quarto até o último minuto sozinha, e quando me dei conta estava chorando sozinha em Washington…de alegria é claro por estar indicada e por ter tanta gente abraçando a causa”.

Ana Ruas é conhecida por suas intervenções urbanas, onde trabalhou e trabalha diretamente com artes, há mais de 25 anos. A votação para o Prêmio PIPA foi virtual e ela disse que quando descobriu que foi indicada a concorrer o Prêmio, já se preparou.

“Comecei a trabalhar para o prêmio logo em março, quando meu nome foi indicado e sabia que os concorrentes eram muito bons e a primeira coisa que eu fiz, foi enviar todo o material que eles solicitaram; fui uma das primeiras artistas a enviar e logo depois, reformulei meu site e comecei a falar para as pessoas que torcem por mim e que assim como eu, querem mostrar a cidade, o Estado.. e assim foi, o apoio de todos foi fundamental”, conta a artista.

Logo que foi anunciada a votação on-line, mais de 300 compartilhamentos da notícia, marcaram as redes sociais. “Foi a coisa mais linda e emocionante que já vi”, diz.

Prêmio PIPA

O objetivo do PIPA é premiar e consagrar artistas que já vêm se destacando por seus trabalhos, já conhecidos no mercado de arte brasileiro e não para descobrir novos talentos totalmente desconhecidos. Foi criado, em 2011, com a missão de divulgar a arte, artistas no Brasil, e o MAM-Rio, e de estimular a produção nacional de arte contemporânea, motivando e apoiando “jovens” artistas brasileiros (jovens em termos de carreira).

Todos os artistas indicados precisavam ter trajetória recente, e já ter se destacado no circuito. Neste ano, foram indicados 67 artistas que estão disputando quatro categorias de premiação.

Uma das categorias é a  PIPA Online Popular, a qual qualquer pessoa pode votar via Facebook.

Agradecimentos

Ana, que está muito emocionada e passa a segunda-feira (26) longe de casa e de seu país, disse com exclusividade ao MidiaMAIS, que agradece a todas as pessoas que clicaram e votaram nela. “Se a pipa voa alto é porque todo mundo ajudou a segurar a linha e a conduzir a pipa, sou todo agradecimento a todos que clicaram”, emociona-se.

A próxima votação acontece nos primeiros minutos do dia 2 de agosto e assim como a primeira votação, Ana já espera trabalhar o dobro para garantir melhor votação. “Trabalhamos bastante no primeiro turno e para o segundo vamos redobrar de tanto trabalhar com as mídias que temos’, conclui Ruas.

 

Veja também

Apresentação será no dia 25 de agosto, às 20h, no Teatro Glauce Rocha

Últimas notícias