Especialista mostra tudo o que está em alta 

Grandes, pequenas, redondas, quadradas, coloridas e até mesmo postiças. A lista de opções é gigantesca quando o assunto são as técnicas para dar aquele ‘up’ no visual das unhas. A modalidade de explorar tons e cores nas unhas está tão em alta que ganhou até nome chique, ‘nail art’, ou a arte de decorar unhas, e inspira blogs e tutoriais de pintura na Internet.

Mas de onde vêm as ideias que vão parar na ponta dos dedos das mulheres brasil a fora? Bem, de acordo com a nossa pesquisa, a grande influência parece vir das telenovelas: as tendências saltam do campo da dramaturgia e invadem a vida real trazendo consigo muitas cores e estilo para as antenadas de plantão. Afinal, quem aí em casa nunca reparou nas unhas da Atena, personagem interpretada pela atriz Giovanna Antonelli na novela ‘A Regra do Jogo?

Para conhecer um pouco mais do universo das unhas artísticas e saber o que é tendência, fomos conversar com a manicure Viviane de Paula, 34. Embelezando as unhas da mulherada há 16 anos, Viviane já trabalhou como babá e até vendedora, mas foi a paixão pela arte de fazer unhas, que fez com que ela decidisse transformar o talento em profissão.

“Creio que é super importante você gostar daquilo que faz. Eu amo o que faço. Lembro de vezes que trabalhei das 10h às 22h, quase que sem parar. Mas, para mim, isso não era sinônimo de cansaço”, conta.

Hoje, especializada na área, Viviane lembra que as tradicionais francesinhas e unhas decoradas, que faziam muito sucesso há algum tempo, deram espaço às cores neons e aos tons vibrantes e coloridos. Ah! E falando em Atena, parece que o casadinho entre a imponência da tintura preta e a delicadeza do nude agradou mesmo a mulherada, tanto é que já entrou no hall das combinações mais pedidas nos salões de beleza.

Coloridas e até inspiradas em atriz global, conheça as tendências para as unhas“A tendência da vez, principalmente por estar se aproximando o verão, são tons tropicais como o azul, rosa, amarelo e laranja, por exemplo. O preto e o nude também estão em alta porque combinam com todo tipo de roupa e cabelo. Outra coisa que podemos destacar é que não existe mais aquela necessidade de o pé e a mão estarem iguais”, afirma.

Lindas, grandes e postiças

Outro serviço que também está em alta, segundo a manicure, é o alongamento de unhas. As conhecidas unhas postiças caíram no gosto feminino e, agora, se apresentam de maneiras diversas, seja em vidro, porcelana ou gel. A técnica, consiste na aplicação de uma unha sintética por cima da unha verdadeira da cliente, depois da aplicação, a nova unha, do tamanho e modelo escolhido, permanece imperceptível por até 3 meses, porém, durante esse período, Viviane lembra que é preciso fazer manutenção. O custo da técnica varia entre R$ 170 e R$ 250, mas a manicure deixa a dica. “É preciso que a pessoa procure um bom profissional para não ter problemas futuros”, aconselha.

Cliente de Viviane há 2 anos, a técnica em enfermagem Vanessa Almeida, 27, relata que os cuidados com a aparência das unhas vai além da simples vaidade isolada e, atinge a autoestima da mulher. “É sempre bom se cuidar, manter as unhas limpas e bem feitas, até porque as pessoas reparam nisso. Esses detalhes fazem com que a gente se sinta bem”, observa.

Assim como Vanessa, centenas de outras mulheres parece se preocupar e muito com a estética das unhas. Prova disso, é a página no Facebook da manicure Viviane que já tem mais de 2.200 seguidores, entre campo-grandenses e pessoas de diversas outras regiões do Brasil, e até fora dele.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)