Espaço Higa é o mais novo espaço cultural de Campo Grande

Para realizar o sonho antigo de juntar tudo que mais gostam e consomem num local só, as amigas de longa data Mariana Higa, 30 e Juliana Matos, 25, se uniram e preparam para o próximo dia 9 a inauguração do mais novo espaço cultural de Campo Grande. “A gente sentia essa carência de juntar moda, artesanato e alimentação funcional num lugar só e resolvemos juntar as nossas forças e abrir um espaço que aglomere tudo”, conta Mariana.

O Espaço Higa é a mistura de um espaço cultural e saudável. O MidiaMAIS esteve visitando o local, antes mesmo da inauguração, e sentiu toda a energia do bem que a casa transmite, mesmo sem ter ficado totalmente pronto.

A começar pela localização que, em meio aos paralelepípedos da antiga Ferroviária, o mais novo Espaço Cultural de Campo Grande não poderia estar bem localizado; fica na Avenida Calógeras, nº 3.100 – na Vila dos Ferroviários.

“Foi um achado essa casa, ela tem tudo que a gente precisa, uma cozinha ampla para oferecermos nossas comidinhas funcionais e uma varanda enorme para oferecermos os cursos alternativos que estamos programando”, pontua a outra sócia, Juliana.

Dos cursos que o espaço vai oferecer, temos: capoeira, Yoga, Yoga com acrobacia e artesanato, que inclui também, oficina de mosaico com a artista Marlene Moisés. Vale ressaltar que parte das obras da artesã – mandalas e espelho com mosaico, complementam a decoração do ambiente.

Mariana é filha do fotógrafo Roberto Higa e tem uma imensa paixão pelo pai. No local haverá uma sala especialmente dedicada a ele. “Vamos fazer o Museu do Roberto Higa, que vai ter todas as máquinas fotográficas no local e iremos realizar exposição de fotos do meu pai”, fala toda orgulhosa.

Cozinha Capim Santo

Não apenas entrando na onda da alimentação saudável, o Espaço Higa fechou uma parceria com a Capim Santo e juntos, se especializaram em atender o público celíaco. Para leigos, a doença celíaca é uma coisa séria e a pessoa que a desenvolve não pode, de maneira alguma, consumir alimentos a base de glúten – geralmente encontrados em alimentos com farinha, massas, centeio, aveia e seus derivados.

Para atender quem tem essa intolerância, as sócias convidaram uma nutricionista que é especialista no assunto, a Bruna Samways. “Para quem quiser, vamos realizar o acompanhamento nutricional da pessoa que tem essa intolerância… e toda a alimentação que iremos fornecer terá a opção vegetariana e vegana, além da convencional”, diz a nutri.

O cardápio reúne bolos, tortas, doces, salgados e pães. Já para beber, o Espaço vai oferecer sucos de frutas orgânicas e será servido nas louças mimos que ficam em cima das mesinhas de madeira que ficam na área externa.

Fora isso, a decoração rústica é um charme que também nos chamou a atenção. Em meio às plantas, o pergolado de madeira tem penduricalhos indianos que dão um toque a mais no ambiente.

Brechó

Por 17 anos, Mariana Higa atuou no varejo e tem, de fato, uma longa experiência com moda. Querendo unir essa experiência, ela reuniu diferentes peças novas e seminovas no Brechó que montou dentro do Espaço Higa. “Temos várias peças, acessórios e bolsas, umas novas e seminovas”, diz. O preço varia de R$ 29,90 até R$ 169,90.

Exposição de arte

A cada mês, o Espaço vai expor obras de um artista local. Para a inauguração, Mariana convidou o artista plástico Dagô para embelezar o ambiente com suas peças. “Acho legal ter um pessoal jovem empenhado em criar espaços culturais, uma vez que a nossa cultura está decadente e nada melhor do que a gente poder incentivar quem atua no cenário independente da nossa cultura, é muito gratificante poder colaborar”, avalia o artista.

Para a inauguração, Dago separou obras das séries: ‘Caminhos do Centro-Oeste’, ‘Matter Plena’ e ‘Série Beija-Flor’. Feito com nanquim e lápis de cor, as mandalas da artesã Chris Rosa também somarão com o visual artístico do Espaço.

O Espaço Higa funcionará de terça a sexta, das 10 às 20 horas e aos sábados e domingos das 8 às 13 horas. Eventualmente haverá eventos culturais regados a música também no espaço. Mais informações na página do Facebook.