Geral

‘Potencialmente perigoso’: asteroide passará próximo à Terra neste domingo

Um asteroide passará a cerca de 2 milhões de km de distância da Terra neste domingo a uma velocidade de 124 mil km/h, informou a Nasa. Pode parecer longe, mas para proporções espaciais a distância é considerado perto. Assim, a Agência Espacial Americana – Nasa – classificou como ‘potencialmente perigoso‘, apesar de não haver risco […]

Gabriel Maymone Publicado em 21/03/2021, às 07h25

Representação artística de asteroide potencialmente perigosos (Foto: Nasa)
Representação artística de asteroide potencialmente perigosos (Foto: Nasa) - Representação artística de asteroide potencialmente perigosos (Foto: Nasa)

Um asteroide passará a cerca de 2 milhões de km de distância da Terra neste domingo a uma velocidade de 124 mil km/h, informou a Nasa. Pode parecer longe, mas para proporções espaciais a distância é considerado perto.

Assim, a Agência Espacial Americana – Nasa – classificou como ‘potencialmente perigoso‘, apesar de não haver risco de colisão com a Terra.

Por volta das 12h (Horário de MS), o objeto ficará em seu ponto mais próximo do planeta, a uma distância que será cerca de 5 vezes a da Lua. A proximidade permitirá que os astrônomos estudem o objeto com mais precisão.

O asteroide foi descoberto há 20 anos, e sua trajetória tem sido seguida desde então.

Astrônomos amadores no Hemisfério Sul e em baixas latitudes ao norte devem ser capazes de ver este asteroide usando telescópios de tamanho moderado.

Jornal Midiamax