Pular para o conteúdo
Geral

Olhe para o céu: agosto terá chuva de meteoros, Júpiter e Saturno brilhantes e ‘Lua azul’

Calendário astronômico deste mês está repleto de fenômenos; saiba como visualizar cada um deles
Arquivo -

Para quem gosta de astronomia, o mês de agosto está repleto de fenômenos e novidades na área para acompanhar. Teremos o lançamento de uma espaçonave, a chuva dos meteoros Perseidas, as oposições de Júpiter e Saturno, que ficarão excepcionalmente brilhantes no céu, e até mesmo uma Lua “Azul”.

Vale ressaltar que o calendário astronômico que vamos detalhar mais abaixo considera um observador em Brasília, portanto, os horários e referências geográficas podem variar conforme o ponto geográfico em que você se encontra.

10 de agosto: Lançamento do foguete Antares da Northrop Grumman, que terá a missão de reabastecimento Cygnus NG-16 à Estação Espacial Internacional. A decolagem está prevista para as 18h55 a partir da Wallops Flight Facility na ilha Wallops, Virgínia, nos EUA.

Ainda na mesma data, os famosos satélites Starlink, da Space X, terão mais um lote lançado ao espaço, partindo da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, nos EUA.

11 de agosto: Conjunção entre a Lua e Vênus. O planeta aparecerá acima e à direita da Lua a partir do pôr do sol. Olhe para o oeste.

11 e 12 de agosto: A chuva de meteoros Perseidas terá seu pico entre esses dias. O fenômeno teve início em meados de julho e vai até final de agosto, mas nessas datas ficará mais visível. A observação será facilitada a partir de 0h40 do dia 11, quando a constelação de Perseus surgirá no horizonte ao noroeste, mas o melhor momento para observá-lo será pouco antes do amanhecer. Para melhor contemplação, procure um local longe da iluminação da cidade. Se o céu estiver limpo, o site “In the Sky” estima que seja possível visualizar até 44 meteoros por hora.


Em condições ideais, será possível observar até 44 meteoros por hora

19 de agosto: Júpiter em oposição ao Sol ao mesmo tempo em que estará mais próximo da Terra. Dessa forma, ficará mais brilhante no céu e poderá ser visto durante toda a noite. Olhe para o oeste a partir do por do sol.

20 de agosto: Será a vez de ver o planeta dos anéis: Saturno. Ele estará bem perto da Lua, à esquerda, a partir do por do sol. Olhe para o leste.

22 de agosto: Finalmente chegamos na “Lua Azul”. Na verdade, o nome é dado por ser a terceira Lua cheia de uma estação com quatro luas cheias. Ao mesmo tempo, ocorrerá a conjunção entre a Lua e Júpiter. O planeta estará quase que diretamente acima da Lua, olhe para o Leste.


Fenômeno da Lua Azul poderá ser observada no dia 22 de agosto

Dica de observação

Para conseguir observar os fenômenos, você pode se orientar por uma bússola ou um aplicativo de astronomia em seu celular. 

Na maioria dos casos também é possível identificar os pontos cardeais pelo nascer e por do sol. É só lembrar que nossa estrela maior nasce no leste e se põe no oeste. Então, basta ficar de pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente. Assim, você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
loteria

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio

Empresário transfere R$ 1 milhão para Pix errado em MS

Ladrão toma chave da mão de idoso e rouba carro no Universitário

Justiça em MS defere pedido de adoção feita por casal italiano

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Brasil fecha acordo com Japão para exportar produtos de gordura animal

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aprova regras para conservação e uso sustentável do Pantanal

De autoria do Senado, o Projeto de Lei 5482/20 será enviado à sanção presidencial

Trânsito

Motociclista cai na pista em acidente entre motos e morre atropelado por carreta

Ele foi atropelado e morreu no local

Polícia

Homem é preso por agredir cunhada durante bebedeira

Ela foi atendida com escoriações no olho e na sobrancelha

Brasil

Anac autoriza pela 1ª vez empresa a operar voo de balão

Empresa poderá fazer voos de experimentação com balões de fabricação própria