Projeto vai atender professores de todos os municípios do Estado

A TV Educativa vai ter um canal direto para a formação e capacitação de professores do Ensino Fundamental. Reunião entre os dirigentes e técnicos da TV Educativa com gestores da Secretaria de Educação definiram a elaboração do projeto de Formação Continuada e Educação a Distância que vai atender os professores em todos os 79 municípios do Estado. Além da capacitação, eles assistirão a palestras e conferências via satélite.

De acordo com o diretor-presidente das emissoras do Estado, jornalista Bosco Martins, a formação continuada como ferramenta de melhoria do aprendizado é uma determinação do governador Reinaldo Azambuja, que tem observado a discrepância entre investimentos e desempenho. Apesar de Mato Grosso do Sul se situar entre os estados que mais investem em educação, o desempenho dos alunos é baixo no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Durante a reunião, o engenheiro de telecomunicações Joé Luis França de Nova apresentou o sistema de transmissão e recepção de sinais por meio de satélite, que já existe e pode ser otimizado. Foi apresentada ainda a proposta de implementação do Sistema Estadual de Telecomunicação, que prevê a interligação de todos os municípios via satélite e será usada também por outros setores do governo, como a Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Justiça e Segurança Pública e Fazenda.

 “A formação continuada permite ao professor adquirir mais conhecimentos específicos da profissão e essa capacitação, cada vez mais necessária pela evolução e as exigências da sociedade, acaba refletindo no aprendizado, não há dúvida”, destaca Bosco Martins, lembrando que a solução para a melhoria dos índices, que agora é uma meta de governo, passa necessariamente pela atualização do educador. Nesse aspecto a TVE pode dispor de sua estrutura e meios para fazer a ponte entre os gestores da Educação e os professores, ao vivo, em tempo real, independentemente da região e localização e da escola onde o professor atua.

Ser professor, hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas sobretudo ser educador comprometido com as transformações da sociedade, por isso a formação profissional é uma das principais estratégias para a conquista de uma educação de qualidade, segundo a avaliação do governo.

Participaram da reunião que definiu o esboço do projeto de formação continuada o diretor-presidente da TVE, jornalista Bosco Martins, o gerente de TV e Produção da emissora do governo, jornalista Edmir Conceição, o engenheiro de telecomunicações Joé Luiiz França de Nova, o tecnólogo Josemir Bispo, professora Maria Sakate, gestora de Formação Continuada e Educação A Distância, Soraia Regina de Hungria Cruz, superintendente de Planejamento e Apoio Institucional, Paulo Cézar Rodrigues dos Santos, coordenador de Tecnologia Educacional, Érica Costa, gestora de Curriculo, e Andréa Walder Zanatti, gestora de Educação Básica.