Vereadores dividem opiniões sobre responsabilidade em fiscalização

Depois de passarem anos convivendo com atrasos de salários, os trabalhadores da , empresa terceirizada da Prefeitura de que realiza serviço de limpeza nos postos de saúde, resolveram pedir a intervenção da Câmara Municipal. Ganhando apenas R$ 788 por mês, eles enviaram, nesta semana, um documento aos vereadores clamando por justiça, pedindo que os atrasos no pagamento de salários tenham fim.

A Mega Serv foi contratada, via procedimento licitatório, ainda na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal e, desde então, ‘castiga' os funcionários com os atrasos. Mesmo com todas as denúncias contra a empresa, a atual administração do prefeito Gilmar Olarte é acusada de renovar o contrato com a empresa.

No ofício enviado à Câmara, os trabalhadores relatam não conseguir pagar as contas de aluguel, água, luz em dia. Desta forma, os juros e multas já viraram rotina.

Além disso, as condições de trabalho é outro motivo de reclamação dos trabalhadores. Eles contam que fazem um tipo de serviços que ninguém aceita, já que, além de ganharem pouco, limpam fezes, urina, vômitos e sangue em postos de saúde da Capital.

Ademais, sempre que vão reclamar, o sindicato faz ameaças afirmando que se não voltarem ao trabalho, serão demitidas ou trocadas.

Outro lado

A empresa Mega Serv foi procurada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, mas os telefonemas não foram atendidos. Da mesma forma, a Prefeitura de Campo Grande foi procurada, mas não respondeu às indagações.

Já o presidente da Câmara dos Vereadores, Mário César (PMDB), disse que o assunto é entre a empresa e a Prefeitura, ou seja, a Câmara não pode interferir. Segundo ele, trata-se de uma relação trabalhista. Ele diz, ainda, que não recebeu o documento.

Por outro lado, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) não pensa da mesma forma. Ela afirma que a Câmara tem a obrigação de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Além disso, o MPT (Ministério Público do Trabalho) pode ser acionado, segundo ela.

Nesse sentido, o vereador Edil Albuquerque (PMDB) concordou com Luisa. Ele acha que a Câmara deve ajudar os trabalhadores, pois se há atrasos mensais, algo está errado. Porém, o vereador, que é líder aliado do prefeito Gilmar Olarte, não souber explicar o motivo pelo qual a Prefeitura renovou o contrato com a empresa. “Não sei dizer, mas acho que essa Mega atendeu a todos os requisitos para participação em uma licitação”, termina.