Pular para o conteúdo
Geral

Sesau capacita enfermeiros sobre teste rápido para diagnóstico de HIV

A capacitação é uma determinação do Ministério da Saúde
Arquivo -

A capacitação é uma determinação do Ministério da Saúde

A (Secretaria Municipal de Saúde Pública) capacitou cerca de 50 novos enfermeiros contratados e concursados para lotarem as UBS e UBSF (Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família), nos últimos meses para realizarem o teste rápido para diagnóstico do vírus HIV e Sífilis. O curso foi ministrado de segunda-feira à quarta-feira (23 a 25), no auditório da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino. 

A capacitação, que é uma determinação do Ministério da Saúde, aos profissionais que atendem às unidades de saúde que aderiram o Programa Rede Cegonha (programa que garante o teste rápido de HIV em todas as gestantes e parceiros para dar início à realização do pré-natal), é ministrado por equipe multiprofissional do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Sesau. A intenção é capacitar todos os enfermeiros da rede. A próxima turma será aberta em abril deste ano. 

Para a coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Luciana Caetano Rocha, a intenção é que todos os enfermeiros das unidades de saúde sejam capacitados com aulas práticas e teóricas de forma a melhor atender e acolher os pacientes que possivelmente entrem em contato com o vírus.

“O principal interesse na equipe técnica da Sesau é frear o aumento de casos de pessoas em contato com o vírus oferecendo mais informação quanto à prevenção e ainda, orientar e acolher os pacientes infectados da melhor forma possível. Nos últimos dois anos tivemos aumento considerável em casos de HIV, e isso fez com que ganhasse destaque no ranking de infectados no Brasil. Por isso, precisamos intensificar as ações nesse sentido, de prevenção e acolhimento, com profissionais capacitados para esse atendimento”, explica Luciana. 

As aulas práticas são ministradas pela enfermeira Larissa Plenamente e a psicologia Léia Conche da Cunha, com metodologia ativa, no intuito de orientar sobre como melhor proceder e acolher esses pacientes.

Testes rápidos

Ao todo, a Sesau disponibiliza cerca de 11.600 testes rápidos de HIV, e outros 11.700 para Sífilis , que são aplicados nas UBSs e UBSFs para as gestantes, que são atendidas pelo Programa Rede Cegonha, onde são aplicados imediatamente, assim que a paciente confirma a gravidez. Já para a população em geral, os testes rápidos estão disponíveis no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). 

Já os exames laboratoriais convencionais estão disponíveis em toda a Rede de Saúde Pública, porém o resultado de exame demora de 20 a 30 dias.

Incidência

De acordo com o Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, em 2014 foram 237 novos casos de pessoas atendidas pela rede pública diagnosticadas com o vírus HIV/Aids. Um aumento considerável em relação aos outros anos, onde os números não passaram de 200. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano