Pular para o conteúdo
Geral

SAS assina termo com INSS para atendimento sobre benefício a idosos e deficientes

As oficinas também ofereceram informações técnicas
Arquivo -

As oficinas também ofereceram informações técnicas

A SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) assinaram hoje termo de compromisso que prevê atendimento nos Cras (Centro de Referência em Assistência Social), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para pessoas idosas e com deficiência interessadas em requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

O termo sobre o Fluxo Conjunto de Atendimento para Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência foi assinado na tarde desta sexta-feira. A titular da SAS, Janete Belini, agradeceu a equipe do INSS e avaliou a importância da assinatura do documento. “Acho muito justo realizar um momento para marcar esta parceria, fortalecendo as instituições”, afirmou. O BPC é o benefício previsto em lei para pessoas idosas ou com deficiência que não contribuíram com o INSS e recebem uma espécie de aposentadoria da Previdência. 

Para operacionalizar o atendimento foram realizadas oficinas de fortalecimento da parceria Institucional, entre a SAS e INSS, durante todo o primeiro semestre.

As oficinas também ofereceram informações técnicas para a qualificação dos profissionais das instituições e padronização de entendimentos e procedimentos da legislação, normas que regulamentam o benefício de procedimentos e promoção do fortalecimento das parcerias entre INSS e SAS. Os interessados vão receber orientação nas unidades de assistência social do município, para a formalização do benefício junto às agências da Previdência.

Para o gerente executivo da Gerência Executiva da Previdência Social no município, Joaquim Cândido Teodoro de Carvalho, a articulação das políticas irá favorecer o usuário de forma legal. “A expectativa é positiva, pois tínhamos muita dificuldades em resgatar pessoas menos 
favorecidas, que chegavam nas agências do INSS, por meio de atravessadores. A parceria com a SAS possibilita eliminar a atuação pessoas que tiravam proveito delas, favorecendo o usuário de forma correta, pois é um direito constituído pelo LOAS”, ressalta.

As oficinas foram organizadas pela diretora da Proteção Social Básica, Inês Mongenot. “As assinaturas do Termo Compromisso entre a SAS e o INSS, é de suma importância, possibilitando estabelecer o fluxo de trabalho, garantindo um atendimento de qualidade aos usuários da política de Assistência Social, que venham requerer o Benefício de Prestação Continuada”, afirma a diretora.

Estiveram presentes na assinatura do termo coordenadores dos Cras e Creas, que participaram das oficinas, além de técnicos da sede.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Nelsinho Trad Donald Trump

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Últimas Notícias

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área

Cotidiano

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Moradores puderam emitir documentos, ter acesso a consultas médicas e exames preventivos

Trânsito

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

Duas crianças e um adolescente, além de três adultos ficaram feridos após colisão entre carreta e picape