Pular para o conteúdo
Geral

Reintegração de posse de local onde funciona projeto revolta alunos e mães

No local eram oferecidas aulas de artes marciais para 150 crianças e adolescentes
Arquivo -

No local eram oferecidas aulas de artes marciais para 150 crianças e adolescentes

A Justiça cumpriu na tarde desta sexta-feira (23), a reintegração de posse de um salão, onde funcionava um projeto social no Bairro Tiradentes, em . Pouco antes da chegada do oficial de Justiça alunos, professores e mães foram até o local para demonstrar a revolta com a decisão.

Unanimidade entre pais e alunos é que o Projeto Guerreiros do Amanhã tirava crianças e adolescentes das ruas e incentivava boas notas na escola por meio do esporte. No local eram oferecidas aulas de artes marciais para 150 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos, durante a tarde e a noite.

O problema é que a área é da Prefeitura e foi cedida por uma vizinha do espaço, a pastora Yara Estevão, que tem a posse do local e é a responsável por um centro de recuperação para dependentes químicos que já funcionou no espaço. Especificamente onde as aulas ocorrem, era o templo do centro. No entanto, ela entrou na Justiça e conseguiu liminar para tirar o projeto de lá.

As mães destacam que tudo no centro é gratuito. Os professores, voluntários, contam que não recebem nada para dar aulas e que ainda custeiam quimonos, inscrições em campeonatos e até a viagem de alunos que foram competir.

A dona de casa Tamara Aparecida Goes foi até o local no momento da reintegração de posse e lamentou a desativação do projeto. Ela conta que os dois filhos, de 10 e 12 anos, participam do projeto e que a iniciativa é boa para toda a comunidade.

“A gente fica chateada, muito triste, mas não pode se render porque é bom para toda a comunidade. Não são só as aulas. Tem acompanhamento de psicólogo, fisioterapeuta”, comenta a mãe.

Meire Chermont é avó de um dos alunos. Ela diz que o neto tem 25 anos, é cadeirante e participa das aulas. “Estava tudo sujo e jogado. Agora, as crianças estão felizes”, afirma.

A adolescente Julia do Nascimento Martins, de 17 anos, é aluna e também voluntária no projeto. Ela diz que durante os sete meses que está no projeto todos criaram um vínculo. “É uma família que está sendo destruída”, diz Julia. A adolescente explica que o projeto já tirou crianças que, segundo ela, estavam “no caminho errado”.

“Para participar tinha que trazer o boletim. Se não tiver boas notas não treina. Ajuda na escola, no respeito aos pais. Aqui dentro é só esporte. Agora não sabemos o que vai ser feito”, lamenta a adolescente.

Com medo, pais e alunos dizem que o boato é de que o local vai virar uma fábrica de sabão para detentos, que Yara tem um convênio com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Eles dizem que há desvio de verbas, que o local está desativado há anos.

Yara rebate as informações e diz que possui toda a documentação que comprova a posse e que as contas estão em dia. A pastora diz que o centro de reabilitação nunca foi desativado, que o local não foi abandonado e que já funcionou um projeto para crianças, mas que possuía 20 alunos. Ela diz que o local não suporta a quantidade atual de crianças e adolescentes e diz que o local vai voltar a ser o templo espiritual do centro de reabilitação. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vereadores campo grande

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta disfarçar, mas acaba preso com cocaína em ‘campinho’ da Capital

Droga foi avaliada em R$ 800

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira