Fetems e governo mantêm negociação desde o início do mês
O reajuste dos professores estaduais deve ser definido nesta segunda-feira (26), depois três reuniões entre governo estadual e Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). A entidade quer o reajuste de 25%, enquanto o Executivo afirma elaborar estudo para saber se há viabilidade de o governo cumprir.
Desta vez, a Fetems se reunirá com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), em encontro marcado para as 18 horas, na Governadoria.
Essa será a primeira reunião com Azambuja, que, em outras ocasiões, disse reconhecer a legislação que prevê o aumento e o merecimento da categoria, mas sinalizou a probabilidade de o governo não conseguir cumprir, em virtude da situação orçamentária de MS e queda na arrecadação.
A entidade, por sua vez, se diz confiante nas negociações, mas afirma que a categoria não abrirá mão dos 25% – 13% representa o aumento garantido anualmente, enquanto o restante refere-se a um quarto do piso nacional para 20 horas.
Segundo o presidente da Fetems, Roberto Botareli, a negociação permanece a mesma desde a última reunião, promovida na quarta-feira (21), com a equipe de governo de Azambuja. Na ocasião, o Executivo se comprometeu a entregar uma proposta oficial nesta segunda-feira, após a realização de estudo de impacto nas folhas de pagamento.
Por enquanto, o presidente descarta greve da categoria, que deve se reunir em assembleia em 2 e 3 de fevereiro.