Planurb divulga início dos trabalhos do Zoneamento Ecológico Econômico da Capital
O ZEE é um instrumento de planejamento
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ZEE é um instrumento de planejamento
Campo Grande é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul e também uma das pioneiras no país a realizar os trabalhos de estudos do Plano de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) – um instrumento de planejamento do uso do solo e gestão ambiental do município. Para falar sobre o trabalho, o Biólogo do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Fábio Martins Ayres esteve na tarde desta quinta-feira (16.07) na reunião do Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul que aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
Fábio Ayres destacou aos conselheiros a importância de tornar público o trabalho que dá inicio aos estudos do Plano de Zoneamento Ecológico Econômico divulgando-o em diversos setores da sociedade. “A execução dos trabalhos já foi apresentada no Conselho Municipal do Meio Ambiente, no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e agora no Conselho Estadual das Cidades”, pontuou. O Zoneamento Ecológico Econômico de Campo Grande pode ser definido como uma área de conhecimento – um recorte do município – que procura investigar as relações entre os aspectos ecológicos e econômicos do território.
Segundo o biólogo que é integrante de um Grupo Gestor coordenado pelo Planurb, o Plano de Zoneamento Ecológico Econômico de Campo Grande está seguindo a mesma metodologia adotada no ZEE executado para o Mato Grosso do Sul. A mesma metodologia vai contribuir para obter os frutos, ouse seja, os aspectos que já foram elaborados pelo Plano de Zoneamento do Estado. “O objetivo é divulgar esse trabalho mostrando que Campo Grande está elaborando o seu Plano de ZEE e que não está na contramão do que o Estado implementou, para isso é importante que seja dada divulgação a esse fato porque estamos seguindo a mesma lógica, a mesma configuração adotada pelo Estado”, informou.
De acordo com o Biólogo Fábio Ayres, o Zoneamento Ecológico Econômico é elaborado em etapas, chamadas de aproximação, sendo a esfera municipal considerada a terceira aproximação. Os trabalhos que tiveram início neste ano estão na fase da elaboração de estudos de vulnerabilidade e potencialidade, avaliando as peculiaridades do município – sendo o primeiro produto a ser analisado e que irá culminar em uma Carta de Gestão Estratégica.
Entre os estudos citados pelo Biólogo, estão as peculiaridades de Campo Grande quanto ao solo destacando, por exemplo, a predominância do solo arenoso, e também a cobertura vegetal, as unidades de conservação com as três Apa (Àrea de Preservação Ambiental) do Ceroula, Lageado e Guariroba que servem de abastecimento de água para a população e o parques estaduais dentro da área urbana. Outro ponto discutido dentro da área urbana, segundo Ayres, é o sistema de drenagem e a permeabilidade do solo. “Estamos também trabalhando dentro da vertente das bacias hidrográficas”, salientou.
Fábio Ayres explicou aos conselheiros que, para a gestão dos trabalhos de elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico, foi necessária a criação de um grupo técnico formado por representantes das secretarias municipais Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), de Desenvolvimento Econômico (Sedesc), de Infraestrutura e do próprio Planurb. O grupo já idealizou o primeiro produto do ZEE – o Plano de Trabalho.
“Apresentaremos com o ZEE um olhar técnico que dará ao gestor público municipal os caminhos”, considerou. Os trabalhos do ZEE serão ainda apresentados em audiências públicas quando serão apresentados à sociedade e depois transformado em lei.
O ZEE é um instrumento de planejamento do uso do solo e gestão ambiental previsto no Brasil pelo lei 6.938 de 31 de agosto de 1981 que estabelece a Política Nacional de Meio Ambiente. O ZEE é obrigatório para a implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas. Com base nesse zoneamento, atividades econômicas, são aprovados ou proibidas, por exemplo, considerando os impactos ambientais delas decorrentes.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Balneário onde homem morreu ao cair de tobogã diz que foram feitos todos os procedimentos de socorro
Vítima bateu a cabeça no próprio equipamento e parou na água, sendo resgatado pelo salva-vidas
Única aposta fatura sozinha R$ 28 milhões na Mega-Sena deste sábado
Números sorteados foram: 01- 06- 24- 47- 55 – 58
Partida de futebol de estudantes termina em pancadaria entre pais no Monte Castelo
Casal teria agredido uma mulher, mas os dois alegam é que a vítima que começou agressões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.