Mulher com parada cardíaca foi socorrida pelo Samu

Pacientes que buscaram atendimento no Centro Regional de Saúde saíram decepcionados, pois recebiam a informação de que no local não havia médicos de plantão.

A situação revoltou familiares da senhora Gladis Cruz, de 76 anos de idade, que chegou ao posto com sintomas de parada cardíaca. Com a situação era de extrema gravidade, foi acionada uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que teve que sair do centro da cidade para tentar reanimar a paciente.

De acordo com o genro, que não quis de identificar, a senhora Gladis passou mal na tarde de sábado (1) e foi levada ao Centro de Saúde. Ela chegou por volta das 15h30 e foi liberada à 1h da manhã deste domingo.

À tarde de domingo voltou a sentir problemas de saúde. Foi feita a tentativa para que uma unidade do Samu a socorresse mas como isto não foi possível Gladis foi levada de carro particular e ficou no aguardo da chegada dos funcionários do Samu. O procedimento foi ter o estado de saúde estabilizado para ser transferida para um hospital.

Outro caso foi relatado por familiares de Brandina Rodrigues, de 82 anos. Ele sofreu uma queda em um ônibus e ficou com várias escoriações. Ela também não foi atendida e os familiares receberam a informação que o médico deveria chegar por volta das 19h.

Funcionários do Centro de Saúde se recusaram a dar qualquer informação e foi tentado contado com o Secretário de Saúde Jamal Salem, que não atendeu e não retornou às ligações.