Vazamento no tanque foi o responsável pelo transtorno e agora quem paga a conta 

O sonho da casa própria para a família de Ariana Lúcia Leite veio acompanhado de um transtorno concebido pela burocracia para a solução de um vazamento na área de serviço do seu imóvel, localizado no Condomínio Magnólia, dentro do . No apartamento o problema no tanque surgiu no meio de janeiro, e demorou segundo ela 20 dias para que a Construtora do empreendimento (a Brookfield) consertasse. Durante o período por mais que ela quisesse tomar a frente e contratar um encanador, estaria bloqueada ou perderia a garantia do imóvel. 

O efeito do impasse foi a segunda do apartamento vir quatro vezes mais cara praticamente. A família, que vive com a renda do esposo de Ariana Lúcia Leite, profissional de vigilância, que ganha mensalmente R$ 800,00, já arca com a prestação do imóvel, o IPTU, estipulado em R$ 500,00 pelo que conta Ariana, o qual deverá ser pago parcelado. Em janeiro a primeira conta de água foi de R$ 62,00 enquanto a de fevereiro, devido o vazamento de 20 dias ficou em R$ 232,00. 

Ela procurou o Midiamax no dia 26 de fevereiro, quando o jornal buscou contato com a Águas Guariroba para saber se a família carente, do Jardim Carioca teria como ficar isenta do acréscimo de R$ 170,00 na conta. A Assessoria da concessionária afirmou que estuda o caso e pretenderá entrar em contato com Ariana para saber melhor sobre a situação.
A usuária por sua vez também tenta que a Brookfield pague pelo valor adicional da conta, já que durante os vinte dias de transtorno ela teria informado recorrentemente a empresa e cobrado soluções. Com o vazamento a cozinha do apartamento teria ficado ensopada, com tanta água que gerou infiltrações para imóveis vizinhos. 

“É valido lembrar que a concessionária está no direito dela pois tem a licença para cobrar pelo serviço efetivamente medido. A situação dela diante disso tem essa complicação pela cobrança da fatura ser legítima. Houve uma inércia da incorporadora, assim como da própria cliente que demoraram muito para resolver o vazamento. Há a possibilidade de se acionar o direito de regresso, onde essa família, que tem o orçamento restrito, possa conseguir o apoio da incorporadora no pagamento, mas é algo que depende dela acionar o Procon e ter o resguardo da documentação que comprove a busca dela em tentar resolver”, diz a superintendente do Procon/MS, a advogada Rosimeire Cecília da Costa, que colocou o órgão Defesa do Consumidor a disposição para um atendimento preliminar da questão. A conta de R$ 232,00 da família de Ariana vence no dia 28 de março.

Bom senso

Acionada no caso pelo Midiamax, a Águas Guariroba, concessionária que presta o serviço de fornecimento da Rede de Água e Esgoto em Campo Grande, procurou Ariana para orientar sobre consumo consciente e também conhecer a respeito do problema de vazamento, que teria feito a conta da família quadruplicar. 

Baseado na média de consumo, a empresa concedeu um desconto de 60% no valor da conta que tirou o sono da família de Ariana, agora estabelecida em R$ 94,85. O critério para o abatimento foi a análise pela média de consumo do imóvel, entretanto a concessionária recomendou que sejam feitos regulamente sondagens de possíveis vazamentos internos, que não de responsabilidade da Águas Guariroba. 

Veja dicas para o usuário verificar a existência de vazamentos internos, que podem elevar a conta de água:

  • Desligue o relógio e feche as torneiras. Se mesmo assim o relógio do seu hidrômetro continuar mexendo o ponteiro há a chance do seu imóvel ter vazamentos;
  • Paredes umedecidas, com marcas aparentes podem representar o indício de vazamentos;
  • Cuidado em relação a torneiras que continuam pingando mesmo depois de fechadas;
  • Se possível o quanto antes tome as providências para conter o vazamento ao ser detectado;

Construtora

Sobre o caso ocorrido no imóvel de Ariana Lúcia Leite, Brookfield, que foi acusada de ser a responsável pelo vazamento entrou em contato com o Midiamax, ao qual esclareceu já ter feito os reparos necessários a respeito do problema comunicado pela moradora.  A companhia lembrou ainda que mantém um serviço de assistência técnica no local à disposição dos moradores do residencial. O horário de atendimento é das 8h às 16h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8h às 11h. A abertura de chamado no posto de atendimento é necessária para o agendamento e realização dos serviços.