Pular para o conteúdo
Geral

Montagem de móvel deixa homem ‘plantado’ em loja

Cliente vai à loja e exige o cumprimento da Lei 3903/2010, perde almoço e só sai do lugar com solução
Arquivo -

Cliente vai à loja e exige o cumprimento da Lei 3903/2010, perde almoço e só sai do lugar com solução

Um cliente insatisfeito das resolveu fincar o pé na loja da empresa na Rua 14 de Julho, no Centro de , até resolver o problema da instalação do seu guarda-roupa. Ele adquiriu a mercadoria no dia 9 de janeiro, com a promessa de que o estabelecimento lhe daria suporte na montagem, questão acordada para seis dias depois da compra. O alega não ter recebido nenhum documento com a garantia do procedimento, o que é determinado na Lei Estadual 3903/2010.

“Na hora de vender é tudo lindo, perguntaram o melhor dia da entrega, acertaram comigo e me disseram que no máximo em três dias após a entrega do produto na minha casa fariam a montagem. Só comprei porque tinha essa situação do suporte para montar e o prazo que me falaram”, relata Jéferson Batista, de 32 anos, que vive o dilema ainda não solucionado pelas Casas Bahia.

O autônomo chegou ao estabelecimento por volta das 12h20 de quinta-feira (22), sendo ignorado pela administração da loja por quase uma hora até obter contato com o gerente, que se limitou a usar o gerúndio a respeito do problema. “Estamos resolvendo, trabalhando para que seja solucionado o mais rápido possível, já solicitamos o apoio do superintendente de montagem”, respondeu ao Midiamax o suposto gerente da loja, identificado como Emanuel.

A versão frisada a reportagem por Jéferson garante que o cliente solicitou o protocolo oficializado do que estava programado quanto a entrega e também quanto a montagem do guarda-roupa, adquirido à vista ao custo de R$ 700,00. A denúncia, se confirmada, enquadraria a Casas Bahia em uma infração à Lei Estadual 3903/2010, que fixa data e turno para a entrega dos produtos ou realização dos serviços aos consumidores.

O não cumprimento da perspectiva acertada entre a empresa e o cliente, conforme a legislação, expõe o fornecedor a ficar sujeito a multas, além até da suspensão temporária da atividade comercial. A penalidade administrativa, descreve a lei, pode ser aplicada pelo Procon/MS, uma das instituições do Sistema de Defesa do Consumidor.

“Mesmo se a empresa onde se comprou o móvel não for a mesma que entrega e monta, delegando a função a um fornecedor dela, existe a Responsabilidade Solidária. São fatores que envolvem a decisão da compra. Caso o consumidor chegue a firmar um documento desses serviços para o bem adquirido ,em que já é possível identificar a figura dessa terceirizado, também haveria no âmbito jurídico a Responsabilidade Subsidiária a quem vendeu”, explica o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MS (Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), Leandro Provenzano.

Em instantes iremos atendê-lo…

O Midiamax acompanha o caso. A reportagem comunicou a denúncia a Via Varejo (holding que administra as Casas Bahia e também o Ponto Frio e a Nova Ponto.com ) pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Foram pelo menos 10 minutos de espera até o operador se disponibilizar a receber a demanda.

No direcionamento para o ramal da assessoria de comunicação novos oito minutos de aguardo. Uma realidade bem distante do que institui o Decreto Federal nº 6.523, de 31 de julho de 2008 e à Portaria nº 2.014, de 13 de outubro de 2008. De acordo com a regulamentação ‘o prazo máximo para contato direto com o atendente é de 60 segundos’.

“Como existe a possibilidade da relação de consumo vir a se tornar uma demanda judicial é recomendável que o cliente grave a espera exagerada do contato telefônico com o SAC. Na reclamação de danos morais e materiais de um serviço mal executado, ou produto com defeito, é importante o cliente juntar essas provas”, explica o advogado.

A assessoria de imprensa da Via Varejo, por sua vez, depois de ser informada do caso afirma que as Casas Bahia irão se posicionar sobre o problema em no máximo dois dias, a contar desta quinta-feira. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que tem a palavra ‘Hemp’ no rótulo

gestão

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de certame com salário até R$ 41,8 mil

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Corumbá terá Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado

Últimas Notícias

Cotidiano

Burro escapa de chácara e é capturado após caminhar 7 km em Campo Grande

Moradores acionaram a Polícia Militar e uma equipe da CCZ para resgatá-lo

MidiaMAIS

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Luzes e árvores natalinas em pleno mês de julho chamou a atenção de moradores da capital

Sem Categoria

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

Governo vai realizar dia D de vacinação no estado para conter o avanço da doença

Cotidiano

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por Prefeitura

A categoria realizou paralisação de advertência nesta terça-feira