Pular para o conteúdo
Geral

Governo apresenta proposta de reajuste de 13% retroativo a janeiro

Educadores brigam por 25,42% de aumento, governo alega que não há caixa para este incremento.
Arquivo -

Educadores brigam por 25,42% de aumento, governo alega que não há caixa para este incremento.

Os trabalhadores da educação, por meio da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (), que representa a categoria, fecharam um acordo prévio com o Governo do Estado, nesta segunda-feira (2), em relação ao reajuste salarial. Os termos ainda serão levados para assembleia, para que a categoria aprove ou não a decisão.

Os educadores brigam por 25,42% de aumento. Contudo, o governo alega que não há caixa para este incremento e concedeu 13,01%, que será pago aos servidores com data retroativa a janeiro, em março.

Ainda conforme o governo, o acordo inicial será documentado e um ponto ainda em discussão é a respeito da carga horária da hora atividade, que passou de 40h/semanais para 20h/semanais, desde a implementação da Lei do Piso Nacional, sancionada em 2008.

“Tanto o governador Reinaldo quanto a Fetems estão mantendo um diálogo positivo que certamente beneficiará os servidores da educação de MS”, afirma a secretária Maria Cecília Amêndola da Costa.

Já o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli, pondera que apesar de o diálogo estar fluindo nenhuma decisão será tomada antes de as propostas serem apresentadas à categoria. “O governo ofereceu 13% de reajuste agora, pagando o retroativo de janeiro. O restante 10,98% vai ser pago até maio. A Fetems vai se reunir com os sindicatos dia 10, e depois apresentar a proposta dia 12 em . Vamos mostrar para os professores propôs e ver se eles aceitam ou não”, diz.

Botareli ainda diz que a federação está apenas salário, e outras questões pendentes, virão ao debate depois. “A principio na segunda reunião que tivemos com o secretariado afirmaram que pagaria o terço da hora-atividade de 2013 a partir de fevereiro. No ano passado já começou a cumprir a hora-atividade. Antes era de 25% e passou a cumprir 33%. Em 2013 ia pagar em pecúnia, entramos com ação contra o governo relativo aos anos de 2008 a 2012, que é quando foi sancionada a lei. Em 2013, uma decisão do STF concluiu que tinha direito desde 2008”, finaliza.

Participaram da reunião o secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel, o Secretário da Casa Civil, Sergio de Paula, o Secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis e o presidente da Fetems, Roberto Botareli e demais dirigentes da entidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela