Pular para o conteúdo
Geral

Gerentes de postos de saúde se dizem obrigados a assinar folha de presença falsa

Segundo a classe de servidores, a Prefeitura e o Sisem fizeram um acordo para coagi-los
Arquivo -

Segundo a classe de servidores, a Prefeitura e o Sisem fizeram um acordo para coagi-los

Os gerentes das UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) de estão acusando a Prefeitura e o Sisem (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Capital) de os coagirem a assinar uma folha de presença falsa. Tal lista é referente à freqüência dos agentes comunitários de saúde, que são obrigados, por lei, a trabalharem 8 horas por dia, todavia, trabalham apenas 6 horas.

De acordo com a gerente de uma UBSF que preferiu não se identificar, há uma acordo entre o Sisem e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que obriga todos os gerentes da cidade a participar de uma conduta irregular. “Somos coagidos a assinar isso como se os agentes comunitários trabalhassem 8 horas, isso está errado. Não podemos participar de uma fraude”, reclama.

Outra gerente, que também prefere ficar no anonimato, destaca que sua categoria não concorda com isso. “Ou todos trabalham 6 horas por dia ou ninguém trabalha. Assinar um documento falso não dá!”, esbraveja.

Outro lado

Por outro lado, a assessoria de imprensa da Sesau ressaltou que a acusação de que haja um acordo entre a Prefeitura e o Sisem não é verdadeira. A Sesau frisa que desconhece qualquer acerto com o sindicato.

Ademais, a secretaria orienta os servidores que se sintam prejudicados a procurar setor de RH (Recursos Humanos) a fim de formalizar uma denúncia.

Neste sentido, o presidente do Sisem, Marcos Tabosa, também acentua que não há um acordo com a Prefeitura para obrigar os gerentes a assinarem a folha de presença falsa. “Isso não procede! O gerente não precisa assinar nada. O que está havendo é uma perseguição, por parte de alguns servidores comissionados [gerentes], a uma categoria sofrida como é a dos agentes. Eles maltratam e até humilham os agentes. Estes andam no sol quente e carregam peso nas costas. É muito fácil ficar no ar condicionado e falar dos outros”, explica.

Tabosa também explica que vai haver uma passeata, formada por agentes de saúde, no dia 26 de fevereiro às 16 horas, com a finalidade de regularizar o horário de 6 horas de trabalho diários dos agentes comunitários. “Queremos mostrar nossa força. Somos cerca de 1.600 servidores, contudo, há 65 gerentes que lutam contra essa classe”, termina.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flagra em show do Coldplay: tudo o que se sabe sobre o suposto caso de traição

Operação no Paraguai desarticula organização criminosa ligada ao Clã Rotela

Execução: Rapaz encontrado morto na ciclovia foi assassinado com 14 tiros em Campo Grande

Fogo no Pantanal

Apesar de estiagem predominar em MS, Pantanal registra queda de 97,12% em incêndios em julho

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

VÍDEO: Imagens mostram acidente entre motociclista e prestador de serviços da CCR na BR-163

Últimas Notícias

Cotidiano

Com mercado aquecido, 238 alunos concluem curso de TI em MS prontos para atuar

A formatura marca o encerramento da primeira turma de TI do programa Voucher Desenvolvedor

Trânsito

Engavetamento entre três veículos deixa trânsito lento na Rua Bahia, em Campo Grande

Um dos condutores envolvidos disse que não conseguiu frear a tempo

Esportes

MS garante três pódios em categorias da Copa das Federações de Tênis 2025

Mato Grosso do Sul faturou um título e duas terceiras colocações no campeonato

Transparência

LISTA: Governo de MS promove 77 oficias do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

De acordo com a publicação, há promoções tanto por merecimento quanto por antiguidade