Pular para o conteúdo
Geral

Especialista questiona competência de gestores e critica projeto da Via Parque

Ex-diretor do Detran afirma que semáforos não resolverão problema de trânsito na região
Arquivo -

Ex-diretor do Detran afirma que semáforos não resolverão problema de trânsito na região

O projeto de reordenamento de trânsito entre as Avenidas Mato Grosso e , que permite acesso ao Parque dos Poderes em , foi criticado pelo especialista em trânsito Aroldo Figueiró, que já exerceu o cargo de ex-diretor adjunto do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e atualmente preside a Abenc/MS (Associação Brasileira dos Engenheiros Civis). Ele também criticou a competência de gestores municipais.

Para o especialista em trânsito o projeto que prevê a instalação de oito semáforos e duas alças de acesso para conter o grande fluxo de veículos na região, não solucionará o problema. Há oito meses o Detran-MS repassou R$ 1.372.991,81 para que a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) pudesse realizar a obra de reordenamento viário, mas o projeto não saiu do papel.

“Na Agetran até tem engenheiros especializados em trânsito, porém a diretoria não acata as decisões tomadas por eles. Esperamos que a nova direção o faça”, destaca.

Questionado sobre a melhor solução para o problema no trânsito que liga as Avenidas Via Parque e Mato Grosso, Figueiró ressalta a importância de um projeto mais aprofundado. “É preciso fazer uma análise envolvendo um leque que pegue a saída para Cuiabá, na região norte, e para , no leste de Campo Grande. Assim criaria alternativas para todos. Seria um trabalho que demanda tempo e conhecimento, mas que envolve um cálculo matricial de soluções”, defende.

O especialista em trânsito explica que esse tipo de projeto custaria cerca de R$ 1 milhão e necessitaria de três meses para que pudesse ser concluído. Questionado sobre a possibilidade da construção de um viaduto na região, descartada do projeto da Agetran, ele diz que a decisão foi precipitada. “Não se pode descartar uma hipótese sem antes analisar as condições, ver a intenção das pessoas que se achegam à região”, afirma.

Fiqueiró enfatiza que muitos trabalhos deixam de ser realizados da maneira adequada por falta de conhecimento dos gestores, em relação às secretarias assumidas. Como exemplo, ele cita o chefe da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Valtemir Alves de Brito. “Ele é técnico em contabilidade e não um engenheiro como a pasta exige. Quanto à Agetran, eu até gosto do método da Beth Félix, mas ela não é engenheira”, justifica.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura e da Agetran para saber o posicionamento sobre as afirmações feitas pelo especialista em trânsito, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.

(Matéria editada às 13h59 a pedido do entrevistado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais respeito: parentes de morta pedem fim de piadas sobre caso de amante em Terenos

VÍDEO: Morador corre atrás de ladrão após furto de casa em Três Lagoas

Membros de facção rival são presos por execução a tiros de integrante do PCC em MS

biblia intacta em casa de zeladora

Bíblia resiste a incêndio que destruiu casa de zeladora e família vê recado divino em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Amante pode ter jogado mulher ainda viva para esconder traição em Terenos

CNMP valida obstáculos como ‘apagão de dados’ no MPMS, alerta especialista

relatoria tereza nelsinho

Comitiva que tenta barrar tarifaço se reúne com deputados e senadores nos EUA nesta terça

Polícia desocupa área invadida no Indubrasil, em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: PM acusado de liderar briga generalizada em Três Lagoas é investigado pela Corregedoria

Briga começou em uma casa noturna e foi parar na rua

Famosos

Mulher apontada como pivô do divórcio de Carlinhos Maia quebra silêncio: ‘Exposto’

Eduarda Luvisneck quebrou o silêncio e falou sobre os boatos de que seria o pivô do fim do casamento entre Carlinhos Maia e Lucas Guimarães

Política

Ex-ministra Cida Gonçalves vem a MS para seminário sobre violência

Evento será dia 31 de julho, a partir das 8h

Brasil

VÍDEO: Sogra esfaqueia genro para defender filha de agressão

Homem chegou a ser socorrido mas não resistiu ao ferimento