Pular para o conteúdo
Geral

Em cidade de MS parlamentar denuncia risco à Saúde e Segurança em Escola Municipal

Vereador que acusa o problema é também médico de Posto de Saúde da cidade
Arquivo -

Vereador que acusa o problema é também médico de Posto de Saúde da cidade

A visita surpresa de um vereador foi responsável pela filmagem de  crianças estudando em uma escola da Rede Municipal sob possíveis condições de insalubridade. O fato foi registrado em , distante 73 quilômetros de , com foto e vídeo feitos pelo parlamentar do Solidariedade Maurício Anache, que também é médico na cidade, e atende em Posto de Saúde. 

Maurício, que cumpre o primeiro mandato inclusive é pediatra, o que daria maior autoridade à acusação de risco à Saúde das crianças, percebida na conferência feita na à Escola Municipal Porfíria Lopes do Nascimento. Segundo o vereador o espaço oferece bebedouros sujos e enferrujados, sendo que as crianças precisam ainda recorrer ao compartilhamento de copos para beber água. 

Outros problemas foram elencados como forros de sala de aula cedendo, banheiros interditados, entulhos pelo pátio e buracos de encanamento abertos. Situações que poderiam oferecer risco à Saúde e Segurança das crianças que estudam no local, uma das unidades mais antigas da Rede Municipal de Sidrolândia. 

“O uso compartilhado de copos pode transmitir diversas doenças e se alguém contaminado bebe água e encosta a boca na borda do copo, já contamina a bebida e, por consequencia, pode contaminar outra criança”, alerta o vereador e pediatra. 

“A maioria das coisas desse lugar oferecem riscos àquelas crianças. Elas estão tendo seus direitos ignorados. O pátio cheio de entulhos de ferro, mesas, cadeiras e armários velhos, como uma criança brinca livremente nesse lugar? Como podem ficar em uma sala com o teto prestes a desabar? No vídeo eu cheguei a me comover com aquele menino que, educadamente, oferece o copo à coleguinha e ela, que já deve ser orientada de casa, recusa, também educadamente”, ecoa o presidente do Legislativo Municipal, o advogado David de Moura Olindo, também do Solidariedade.

O prefeito de Sidrolândia, porém garante que todas as medidas possíveis para a acomodação das crianças que estudam na Rede Municipal estão sendo feitas pela sua administração. Ari Basso (PSDB) reiterou ao jornal que a maioria das escolas municipais da cidade precisam passar por reformas, que serão promovidas nos próximos meses de acordo com a captação de recursos para essa finalidade. “Aquilo que for mais emergencial iremos atender o quanto antes e estou a disposição para receber denúncias que possam orientar a gestão a resolver questões que coloquem em risco os alunos. Infelizmente o déficit é muito grande, impossível de ser revertido em dois anos”, lamenta. 

Clique aqui para assistir o vídeo

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Últimas Notícias

Loterias

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

As dezenas sorteadas nesta quinta-feira foram: 14 – 24 – 36 – 44 – 46 – 54

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância