Geral

Cúpula da Segurança Pública de MS é homenageada pelo Exército brasileiro

A solenidade de outorga da honraria integra as comemorações do 'Dia do Exército'

Midiamax Publicado em 18/04/2015, às 22h50

None
00diadoexercitohomenagem.jpg

A solenidade de outorga da honraria integra as comemorações do ‘Dia do Exército’

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, o Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, o comandante Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo, coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte, e o diretor de operações do Centro Integrado de Operações (Ciops),  tenente-coronel Aroldo Luiz Estevão, foram homenageados na sexta-feira (17), pelo Comando Militar do Oeste com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército.

Por conta de compromissos previamente agendados, o secretário Sílvio Maluf foi representado na solenidade pelo adjunto da pasta, Hélton Fonseca, e o Comandante-Geral da PM, pelo responsável pelo Comando de Policiamento Metropolitano, coronel Francisco Assis Ovelar.

A solenidade de outorga da honraria integra as comemorações do Dia do Exército, celebrado no próximo domingo, 19 de abril, e foi realizada na manhã da sexta-feira (17), no Quartel do CMO em Campo Grande, com a presença do alto oficialato do Exército na região, da Aeronáutica, políticos e diversas outras autoridades.

Criada pela Portaria Ministerial n.º 677, de 29 de maio de 1980, a honraria tem por finalidade agraciar personalidades e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras que possuam elevado conceito na classe e na comunidade a que pertençam e tenham participado de ação destacada ou serviço relevante em prol do Exército Brasileiro.

Também foi homenageado com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador João Maria Lós.

As  comemorações dos 367 anos do Exército Brasileiro seguem durante todo o feriadão. Neste sábado (18) das 9h às 16h, o CMO realiza a atividade ‘Portões abertos’ no Complexo Logístico do 9º Grupamento. Serão realizadas palestras, exposição de materiais militares, apresentação de cães de guerra e inúmeras atividades para o público.

Dia do Exército

A história do Exército Brasileiro começa oficialmente com o surgimento do Estado Brasileiro, ou seja, com a Independência do Brasil (7 Set 1822). O dia 19 de abril foi a data da 1ª Batalha de Guararapes, ocorrida em 1648, em Jaboatão/PE, onde brancos, índios e negros uniram-se em torno de um ideal para expulsar o invasor do solo pátrio. Neste episódio, pela primeira vez, foi mencionada e exaltada a Pátria Brasileira e plantadas as sementes da Nação.

Jornal Midiamax