Pular para o conteúdo
Geral

Comissão de Diversidade Sexual da OAB/MS se reúne com vice-governadora

A Comissão apresentou um panorama de suas principais frentes de trabalho
Arquivo -

A Comissão apresentou um panorama de suas principais frentes de trabalho

Membros da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e representantes da sociedade civil organizada se reuniram na última terça-feira (24) com a vice-governadora de MS e secretária de Estado de Direitos Humanos, Trabalho e Assistência Social, Rose Modesto. Em pauta, as políticas governamentais em prol da população e ao enfrentamento da discriminação decorrente da orientação sexual ou identidade de gênero no Estado.

A Comissão apresentou um panorama de suas principais frentes de trabalho e onde as ações precisam ser realizadas para proporcionar um impacto favorável à população LGBT do Estado. A Comissão de Diversidade Sexual apóia a realização de oficinas e workshops de direitos humanos, gênero e diversidade, cidadania e justiça social aos servidores públicos, como também aos estudantes do ensino médio, custodiados no sistema penitenciário e à população em geral.

No encontro, também houve a cobrança para que Mato Grosso do Sul seja signatário do “Termo de Cooperação para Enfrentamento à Homofobia” da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que por meio do Ministério da Justiça, visa articular a qualificação de órgãos de segurança pública no enfrentamento da homofobia.

A vice-governadora se comprometeu a apresentar os pontos apresentados na reunião aos outros secretários de Governo, ao presidente da Fundação de Cultura e ao governador de MS, Reinaldo Azambuja. O requerimento também foi encaminhado para o Legislativo Estadual e para os deputados e senadores sul-mato-grossenses, para estabelecer diálogo e ressaltar a necessidade de criminalização da homo-transfobia no Congresso Nacional.

“Há um clamor da população LGBT para a criminalização como forma pedagógica de minimizar a violência e punir de forma adequada os crimes de ódio praticados contra gays, lésbicas, travestis e transexuais, como os praticados recentemente em Mato Grosso do Sul”, afirmou o presidente da Comissão, Júlio Valcanaia.

O presidente da Rede Apolo, David Andrade, também acredita que mudanças são necessárias para assegurar o direito à vida diante da intolerância. “Esses crimes não têm fundo meramente patrimonial e nem econômico. Pouco adianta termos nossos direitos assegurados, se não sabemos se seremos brutalmente assasinados por expressarmos nossa identidade perante a sociedade”, comentou.

A Comissão de Diversidade Sexual também faz parte do grupo de trabalho para a criação do Conselho Municipal LGBT de , e tem assentos no Conselho Estadual da Diversidade Sexual e na Comissão de Segurança Pública da Diversidade Sexual.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Jonir Figueiredo

‘Metamorfose pós-queimada’: Arte de Jonir mostrava beleza, mas denunciava exploração do Pantanal

Últimas Notícias

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)

Cotidiano

‘Artista ímpar’, resume Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos

Polícia

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Polícia suspeita que o trio teria sido vítima de emboscada

Cotidiano

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Recursos do Plano Nacional Aldir Blanc são destinados à cultura dos estados e municípios