Pular para o conteúdo
Geral

Com alimentos de qualidade e boa música, Feira da Agricultura Familiar é opção de lazer pa

A feira é promovida todo segundo sábado do mês
Arquivo -

A feira é promovida todo segundo sábado do mês

Há dois anos sem uma feira na cidade, os moradores do município de comemoram a chegada da primeira Feira da Agricultura Familiar, lançada pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) na sexta-feira (16). Além de muita música e boa comida, a solenidade do evento ainda contou com a participação do diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini e o prefeito Dirceu Martins.

A feira que será promovida todo segundo sábado do mês e tem como parceira na realização  a Agrodina (Associação da Agricultura Familiar de Douradina) “É uma coisa nova que apareceu na cidade e aqui você encontra produtos da roça, com gosto e cheiro fresquinhos. Sem contar que já tinha muito tempo que a gente estava sem feira, só com o mercado como opção”, lembrou a dona de casa Jéssica Alcalde que vendo a agitação na praça aproveitou e trouxe a família toda, mãe, sogra e avós para conferir o evento. “Faltou só o marido vir, mas não teve como por causa do trabalho”, justificou.

Sem muita opção de lazer, o casal Henrique de Almeida e Nádia Regina de Almeida contam que a única opção para eles antes era a estrada. Se antes a gente tinha que ir para , hoje já temos um lazer perto de casa.  Espero que daqui a um ano a feira tenha tomado conta de toda a rua”, disse esperançoso Henrique.

Com as mãos cheias de sacolinhas com verduras e legumes comprados há pouco, Nádia diz que além da opção de lazer o que traz maior conforto ao público é a origem dos produtos que já é conhecida. “Aqui a gente sabe de onde vem e como é cultivado. É mais saúde para família, porque sai tudo de produtores rurais, amigos, gente conhecida”, afirmou.

 

Procedência essa que foi a razão principal para a criação da Feira da Agricultura Familiar. “Há dois meses foi realizada a festa agostinha e vimos a boa aceitação das pessoas, foi então que surgiu a ideia de criarmos esse espaço. A princípio faremos todo o segundo sábado do mês, mas dependendo podemos ampliar”, disse a coordenadora da Agraer de Douradina, Rejane Narciso Brignone.

Se para o público consumidor a feira é uma novidade, para quem está do outro lado das barracas não podia ser diferente, como é o caso do casal Moacir e Maria do Socorro Mota. “Nunca fui feirante na minha vida, essa é a minha primeira vez. Há vinte anos vou até Dourados onde tenho meus fregueses cativos. Vou de porta em porta entregar os meus produtos. É uma nova oportunidade que se abre”, diz a agricultora.

Do ponto de vista do diretor-presidente da Agraer, é a chance estreitar os laços entre campo e cidade e minimizar o custo da comercialização para ambos os lados. “Os produtores terão um ponto de venda próximo e as pessoas terão acesso a alimentos colhidos quase que na hora. Isso tudo é sinônimo de saúde e bons preços porque se reduz o gasto com combustível para comercialização”, apontou.

E para não ter dúvida quanto a qualidade de tudo o que é vendido ali, basta reparar na aparência dos alimentos e na certificação que muitos dos produtos exibem, a exemplo dos queijos comercializados pela família de Roseanea Savitraz que trazem em suas embalagens o selo SIE que permite a autoriza a venda do produto em todo o Estado. “Como todos aqui, já tenho meus consumidores garantidos em outros locais, mas é sempre uma ótima chance para mostrar o meu trabalho”, disse.

A animação do lançamento da feira ficou por conta de 15 músicos que integram o grupo de cordas Estação Bocajá, da Fundação Nelito Câmara. Formada por crianças, jovens e idosos, o projeto reúne alunos de 9 a 70 anos. “Acredito que a feira oferecerá um espaço em que todos sairão ganhando, seja para mostrar os seus talentos como para lazer e trabalho”, observou o prefeito Dirceu.

Na oportunidade do evento, ainda foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Agraer e a Prefeitura de Douradina. “Trata-se de um documento de revalidação dos trabalhos e parcerias firmados entre o Estado e o Município”, explicou o coordenador da Regional de Dourados, Flávio Ferreira.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Japorã vai licitar construção de creche para até 188 crianças na Aldeia Porto Lindo (FNDE, Divulgação)

Prefeitura de Japorã pagará até R$ 3,2 milhões por creche na Aldeia Porto Lindo

Lula vem a Mato Grosso do Sul para discutir reforma agrária na fronteira com o Paraguai

Natural de MS, filho do Rei da Pornochanchada é capa da nova G Magazine

Vacinação contra Influenza acontece neste final de semana em shopping de Dourados

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

EUA: Avião faz manobra no ar para evitar colisão, e dois ficam feridos

Últimas Notícias

Esportes

Bortoleto prevê GP belga ‘complicado’

Embora o piloto brasileiro tenha largado em décimo, ele concluiu a corrida em nono lugar

Polícia

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Maria Eduarda sofreu múltiplas fraturas e faleceu no local

Brasil

Conheça Jorge, a tartaruga brasileira que voltou ao oceano após 40 anos em cativeiro

A tartaruga natural da Bahia ficou presa por quatro décadas na Argentina

Polícia

‘Morango do golpe’: criminosos aproveitam tendência para anunciar ofertas fraudulentas na internet

Doce mais famoso das últimas semanas também é ferramenta no mundo do crime