Geral

Anatel divulga mapa da telefonia móvel no Brasil; Confira a qualidade em Campo Grande

No relatório é possível saber qual tecnologia está disponível no município e em quais regiões

Midiamax Publicado em 19/02/2015, às 19h37

None
anatal.jpg

No relatório é possível saber qual tecnologia está disponível no município e em quais regiões

A Anatel divulgou o mapa da telefonia móvel no Brasil. No site do órgão é possível ver o relatório de cada município do País com as empresas que prestam serviço. Além das empresas o mapa mostra as tecnologias disponíveis na cidade. Além de dividir o mapa por município também é possível dividir por Estado.

No relatório é possível saber qual tecnologia está disponível no município e em quais regiões da cidade. A informação é dividida por operadoras. A internet é dividida entre 2G, 3G e 4G. De acordo com a Anatel os dados são coletados 24h por dia, todos os dias do mês. O relatório representa os dados coletados de dezembro de 2013 a novembro de 2014.

A Anatel analisou quatro pontos, sendo Taxa de Conexão de Voz: total de chamadas completadas dividido pelo total de tentativas; Taxa de Desconexão de Voz: total de chamadas interrompidas (queda) dividido pelo total de chamadas; Taxa de Conexão de Dados: total de conexões de dados dividido pelo total de tentativas; Taxa de Desconexão de Dados: total de conexões de dados interrompidas (queda) dividido pelo total de conexões.

Em Campo Grande, em dezembro de 2013, a operadora Vivo estava abaixo do patamar esperado, de 95% das ligações feitas serem completadas. De acordo com o gráfico a Vivo estava com 93%. As operadoras Tim, Oi e Claro ficaram entre 99% e 99,98%. Em novembro de 2014 todas as operadoras superaram o patamar.

A operadora Oi teve queda e fechou o ano com 97,05% de conexão de voz; a Vivo com 99,62%; Tim com 99,65%; Claro com 99,47%; Nextel, que tem a contagem a partir de setembro, 99,97%.

Entre as operadoras que não conseguem completar a chamada o patamar é de 2%. Todas ficaram abaixo do limite aceito pela a Anatel. A operadora com maior índice foi a Tim, com 1,31% em janeiro de 2014.

Internet

Para os usuários de internet a empresa que se manteve durante todo ano abaixo do patamar de 98% esperado pela Anatel, em relação ao acesso a rede de dados, foi a Oi. A empresa começou o ano com 97,88%, chegou aos 95,41% e encerrou o ano com 97,73%. De acordo com os dados da Anatel a operadora que teve mais queda durante o ano foi a Vivo, a empresa estava acima do esperado, mas encerrou o ano com 93,42%.

A empresa que registrou maior queda na rede foi a Oi, o patamar da Anatel é de 5% e em quase todos os meses. A empresa registrou queda entre 2,58% e 2,04%.

O relatório completo está disponível no site da Anatel

Jornal Midiamax