Pular para o conteúdo
Geral

Zuckerberg liga a Obama “frustrado” com a espionagem da NSA

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, está “confuso” e “frustrado” com as “ameaças” dos serviços de vigilância norte-americanos à segurança e futuro da Internet. E manifestou o seu descontentamento directamente ao Presidente dos Estados Unidos. Zuckerberg ligou a Barack Obama para expressar a sua “frustração pelas notícias repetidas sobre o comportamento do Governo norte-amer...
Arquivo -

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, está “confuso” e “frustrado” com as “ameaças” dos serviços de vigilância norte-americanos à segurança e futuro da Internet. E manifestou o seu descontentamento directamente ao Presidente dos Estados Unidos. Zuckerberg ligou a Barack Obama para expressar a sua “frustração pelas notícias repetidas sobre o comportamento do Governo norte-americano”.

Num comentário publicado na rede social, Zuckerberg afirma que ligou a Obama para expressar a sua “frustração sobre os danos que o Governo está a criar a todo o nosso futuro”. “Infelizmente, parece que levará muito tempo até ser feita uma verdadeira reforma”.

O fundador do Facebook faz assim uma crítica à actuação da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA, na sigla em inglês), que, segundo notícias vindas a público a partir de documentos secretos entre à comunicação social pelo ex-analista informático Edward Snowden, espiou cidadãos, incluindo altas individualidades como a chanceler alemã Angela Merkel ou a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, acedeu aos servidores de grandes empresas tecnológicas como a Microsoft, Yahoo, Google, Facebook ou You Tube e a centenas de milhões de SMS.

Zuckerberg garante o empenho da sua rede social em “fazer a sua parte” na garantia da segurança dos seus utilizadores. “Quando os nossos técnicos trabalham arduamente para melhorar a segurança, imaginamos que estamos a proteger-vos de criminosos, não do nosso Governo. O Governo norte-americano devia ser um campeão para a Internet, não uma ameaça”, continua o norte-americano na sua mensagem.

Zuckerberg conclui o seu comentário naquilo que é a sua ideia de solução para garantir a segurança de quem utiliza a Internet, apostando em entidades não-governamentais para fazer esse trabalho. “Por isso cabe-nos a nós – a todos nós – criar a Internet que queremos. Juntos, podemos construir um espaço que é maior e uma parte mais importante do mundo do que qualquer coisa que tenhamos feito até agora, mas que também é segura e protegida”.

Na última segunda-feira, durante o festival de tecnologia SXSW (South by Southwest), Snowden recuperou aquele que tem sido o seu argumento contra a espionagem da NSA. O ex-analista informático, actualmente refugiado na Rússia depois das suas revelações, defende que é necessária uma “resposta política” que proteja as liberdades individuais, mas que esta deve ser também uma “resposta tecnológica”. “Estão a incendiar o futuro da Internet e as pessoas que estão nesta sala, vocês são os bombeiros”, disse Snowden dirigindo-se a quem assistia à sua palestra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confira o trajeto feito pela aeronave pilotada por fazendeiro morto em queda no Pantanal de MS

Professores da Reme se reúnem em assembleia para avaliar proposta do novo piso salarial

Justiça condena ex-prefeito por fazer papel de ‘salvador do povo’ com dinheiro público

Estudante arrastada por ônibus recebe alta médica em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

passageira onibus

Passageira nega agressão a estudante em briga por assento em ônibus e relata confusões anteriores com jovem

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aprova texto que dificulta denúncia criminal contra parlamentar

O texto-base, que dependia de 308 votos para avançar

Cotidiano

Parte de aeronave desprendeu antes da queda que matou fazendeiro

Peça chamada profundor, que faz parte da cauda

Brasil

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

A proposta chegou ao Plenário do Senado após ter recebido parecer favorável

Polícia

Revoltados com vizinho, confusão tem casa incendiada e tiros na região da Nasser

O homem não estava na casa no momento do ocorrido