Pular para o conteúdo
Geral

Xi define China e Índia como motores globais de crescimento

A combinação da “fábrica do mundo” e do “escritório de serviços de apoio” vai direcionar o crescimento econômico mundial, afirmou o presidente chinês, Xi Jinping, antes de uma rara visita à Índia nesta quarta-feira, minimizando as desconfianças que têm mantido os gigantes asiáticos afastados. O novo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, está determinado a construir relações […]
Arquivo -

A combinação da “fábrica do mundo” e do “escritório de serviços de apoio” vai direcionar o crescimento econômico mundial, afirmou o presidente chinês, Xi Jinping, antes de uma rara visita à Índia nesta quarta-feira, minimizando as desconfianças que têm mantido os gigantes asiáticos afastados.

O novo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, está determinado a construir relações mais próximas com a segunda maior economia do mundo, cujo líder chegou no 64º aniversário de Modi armado com promessas de investir bilhões de dólares em ferrovias, parques industriais e estradas.

“Como os dois motores da economia asiática, precisamos nos tornar parceiros de cooperação liderando o crescimento”, escreveu Xi em uma coluna no jornal The Hindu.

Ele afirmou que a forte base manufatureira da China e as habilidades científicas e de software da Índia têm grande potencial tanto como base de produção quando para criação de mercado consumidor.

Xi voou direto para Ahmedabad, no Estado natal de Modi, Gujarat, onde o primeiro-ministro lhe deu um buquê de lírios. A visita coincide com a desaceleração da economia da China, com as empresas do país olhando para o exterior em busca de oportunidades de crescimento.

Um acordo avaliado em 6,8 bilhões de euros para montar dois parques industriais para investimento chinês na Índia está em jogo, afirmou uma autoridade chinesa em Nova Délhi em evento separado, onde outros acordos de 3,4 bilhões de dólares foram assinados entre empresas chinesas e indianas.

Espera-se que outros acordos avaliados em dezenas de bilhões de dólares sejam anunciados na visita de três dias, suplantando os 400 milhões de dólares investidos pela China na Índia nos últimos 14 anos.

Modi está ávido por investimentos chineses para ajudar a equilibrar os 65 bilhões de dólares em comércio anual que pesa amplamente para o lado chinês. Ele também busca mais acesso para os serviços de tecnologia da informação e de farmacêuticos da Índia à China.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1869 – Corumbá transformada em zona franca

Após sequestrar a ex-mulher na fronteira com MS e ameaçá-la com pistola, homem se mata

Professor capota carro várias vezes após ultrapassagem de veículo na BR-060

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

Últimas Notícias

Cotidiano

Com manhã fria e tarde quente, tempo seco predomina em MS nesta terça-feira

Umidade relativa do ar oscila entre 15 e 30%

Polícia

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa  abandonada na fronteira com MS

Feto também ficou carbonizado

Bastidores

[ BASTIDORES ] Legenda sob nova direção terá que colocar ‘cada um no seu quadrado’

Com cenário eleitoral indefinido, partido inicia tratativas oficiais com possíveis nomes para 2026

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Agentes da PRF já foram avisados que em breve terão de usar câmeras corporais nos uniformes

As câmeras já passaram por testes em coletes e viaturas