O Windows Phone 8.1 terá muitas novidades em sua primeira atualização. De acordo com o blog oficial do sistema operacional da Microsoft, recursos como um novo ícone para a loja virtual e mais privacidade e segurança para os usuários serão algumas das novas funções. A companhia vai liberar o update para desenvolvedores já na próxima semana.

A grande notícia é que a popular assistente de voz do Windows Phone deixará de ser exclusiva para os clientes dos Estados Unidos. A partir de agora, a Cortana funcionará também no Reino Unido, em versão Beta, e no Canadá, na Austrália e na Índia, em Alfa. Para a surpresa do muitos, a China também vai receber com uma versão da auxiliar pessoal, com o nome Xiao Na.

Além disso, a Cortana ganhou novos comandos na versão norte-americana. Ela poderá ser utilizada em carros com Bluetooth por meio de um comando de voz, além de uma maior lista de diálogos. O recurso “soneca” nos alarmes também estará disponível, sem falar dos “Easter Eggs”, que já se tornaram especialidade da casa.

Pastas, encaminhamento de SMS e novos ícones

As novidades, porém, não ficam somente na Cortana. Os principais recursos são os seguintes: criação de pastas, Xbox Music atualizado, encaminhamento e exclusão mais simples de mensagens de texto e um novo ícone da loja virtual, com informações de updates a cada seis horas sobre os aplicativos.

O usuário também vai poder filtrar o uso de aplicativos por um determinado tipo de tempo, através do Apps Corner. Ele se baseia nos perfis do seu celular. Por exemplo: quando estiver no trabalho, você terá a opção de bloquear a utilização das redes sociais. Além disso, a Microsoft explica que melhorou a privacidade e a segurança dos usuários com o suporte a VPN.