A britânica Vodafone disse estar confiante que sua receita voltará a melhorar devido aos serviços mais rápidos de 4G e corte de custos, após divulgar outra forte queda na receita orgânica de serviços no trimestre.

A segunda maior operadora de telefonia móvel do mundo, que está investindo para melhorar a velocidade e cobertura de sua rede após a venda de sua unidade dos Estados Unidos em um acordo de 130 bilhões de dólares, disse que a receita orgânica de serviços caiu 4,8 por cento nos três meses encerrados em dezembro, na comparação com igual período do ano anterior.

O grupo tem divulgado fortes quedas em sua principal medida de receita nos últimos 18 meses devido à imposição de corte de preços regulatórios, forte competição e redução dos números de ligações feitas por consumidores europeus devido à crise econômica.

A atualização desta quinta-feira mostrou que a receita orgânica de serviços caiu 9,6 por cento na Europa e subiu 5,5 por cento em mercados emergentes de rápido crescimento da África, Oriente Médio e região da Ásia-Pacífico.

A receita orgânica de serviços na Alemanha, seu maior mercado na Europa, caiu 7,9 por cento, embora o aumento nos investimentos no trimestre tenha resultado em melhora nas adições de clientes, disse a empresa.

Na Grã-Bretanha houve queda de 5,1 por cento, enquanto na Itália houve um tombo de 16,6 por cento.