Vigilância: saiba o que fazer se encontrar produto vencido em supermercado
Com o aumento de produtos vencidos encontrados por consumidores, a Vigilância Sanitária do Município de Campo Grande mostra o passo a passo de como reagir nessas situações. De acordo com a Instituição, o consumidor pode denunciar a irregularidade de produtos alimentícios, farmacêuticos, saúde do trabalhador, estabelecimentos de saúde, salões de beleza e serviços em geral. […]
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Com o aumento de produtos vencidos encontrados por consumidores, a Vigilância Sanitária do Município de Campo Grande mostra o passo a passo de como reagir nessas situações. De acordo com a Instituição, o consumidor pode denunciar a irregularidade de produtos alimentícios, farmacêuticos, saúde do trabalhador, estabelecimentos de saúde, salões de beleza e serviços em geral. O número de contato da Ouvidoria é: 3314-9955.
De acordo com o coordenador- geral da Vigilância Sanitária da Capital, Orivaldo Moreira, os temas que envolvem estabelecimentos alimentícios têm prioridade nas visitas de rotina. “As sorveterias, pizzarias, restaurantes e padarias são considerados de urgência por nós. Nesses locais, nós fazemos no mínimo 2 visitas por ano em cada um”, ressalta ele.
No mesmo sentido, as denúncias recebidas pelo telefone, devem ser verificadas com urgência. “Quando recebemos uma denúncia por telefone repassamos imediatamente para a equipe responsável para que ela constate a infração pessoalmente”, afirma Orivaldo.
O que fazer?
O coordenador explica que ao se deparar com um produto vencido, o consumidor deve guardar a nota fiscal, não abrir a embalagem e ligar imediatamente na Ouvidoria. Contudo, caso o comprador abra a embalagem, nem tudo está perdido. Nesse caso, a Vigilância não vai recolher o produto para o laboratório, porém vai comparar o lote do consumidor com o do mercado. Por isso, é preciso ser rápido na denúncia.
Assim, a Vigilância adverte que a denúncia não pode demorar. É preciso ligar rapidamente, caso contrário é muito grande a chance de não se encontrar mais nada no estabelecimento.
A Vigilância recebe ajuda da Decom (Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor), cujo telefone é: 3316-9805. Esta, por sua vez, trabalha em conjunto com o Procon-MS.
Atualmente a Vigilância da Capital conta com uma equipe de 75 fiscais. A instituição pede a ajuda da população na fiscalização. De acordo com os fiscais, esse auxílio se dá com um olhar mais analítico da população sobre tudo que se compra e, constatando algo errado, ligando no telefone da ouvidoria. “Como a demanda é muito grande, muita coisa pode passar pela gente. Por isso, precisamos da ajuda do povo”, alerta Moreira.
Nos últimos dias o jornal Midiamax recebeu denúncias de vários casos de produtos vencidos, encontrados em diferentes mercados da Capital.
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