Pular para o conteúdo
Geral

Vigilância: saiba o que fazer se encontrar produto vencido em supermercado

Com o aumento de produtos vencidos encontrados por consumidores, a Vigilância Sanitária do Município de Campo Grande mostra o passo a passo de como reagir nessas situações. De acordo com a Instituição, o consumidor pode denunciar a irregularidade de produtos alimentícios, farmacêuticos, saúde do trabalhador, estabelecimentos de saúde, salões de beleza e serviços em geral. […]
Arquivo -

Com o aumento de produtos vencidos encontrados por consumidores, a Vigilância Sanitária do Município de mostra o passo a passo de como reagir nessas situações. De acordo com a Instituição, o consumidor pode denunciar a irregularidade de produtos alimentícios, farmacêuticos, saúde do trabalhador, estabelecimentos de saúde, salões de beleza e serviços em geral. O número de contato da Ouvidoria é: 3314-9955.

De acordo com o coordenador- geral da Vigilância Sanitária da Capital, Orivaldo Moreira, os temas que envolvem estabelecimentos alimentícios têm prioridade nas visitas de rotina. “As sorveterias, pizzarias, restaurantes e padarias são considerados de urgência por nós. Nesses locais, nós fazemos no mínimo 2 visitas por ano em cada um”, ressalta ele.

No mesmo sentido, as denúncias recebidas pelo telefone, devem ser verificadas com urgência. “Quando recebemos uma denúncia por telefone repassamos imediatamente para a equipe responsável para que ela constate a infração pessoalmente”, afirma Orivaldo.

O que fazer?

O coordenador explica que ao se deparar com um produto vencido, o consumidor deve guardar a nota fiscal, não abrir a embalagem e ligar imediatamente na Ouvidoria. Contudo, caso o comprador abra a embalagem, nem tudo está perdido. Nesse caso, a Vigilância não vai recolher o produto para o laboratório, porém vai comparar o lote do consumidor com o do mercado. Por isso, é preciso ser rápido na denúncia.

Assim, a Vigilância adverte que a denúncia não pode demorar. É preciso ligar rapidamente, caso contrário é muito grande a chance de não se encontrar mais nada no estabelecimento.

A Vigilância recebe ajuda da Decom (Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor), cujo telefone é: 3316-9805. Esta, por sua vez, trabalha em conjunto com o Procon-MS.

Atualmente a Vigilância da Capital conta com uma equipe de 75 fiscais. A instituição pede a ajuda da população na fiscalização. De acordo com os fiscais, esse auxílio se dá com um olhar mais analítico da população sobre tudo que se compra e, constatando algo errado, ligando no telefone da ouvidoria. “Como a demanda é muito grande, muita coisa pode passar pela gente. Por isso, precisamos da ajuda do povo”, alerta Moreira.

Nos últimos dias o jornal Midiamax recebeu denúncias de vários casos de produtos vencidos, encontrados em diferentes mercados da Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carne

‘Esperado depois da maluquice de Trump’, diz Paulo Duarte após MS parar de exportar carne para os EUA

Dourados discute medidas de cuidados para dependentes químicos e cobra atendimento 24 horas

Investigador paranormal morre durante turnê com a boneca Annabelle original

fundect

Estagiários reclamam de falta de data fixa para pagamentos de bolsas da Fundect: ‘pagam quando querem’

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Gonet diz que Cid omitiu fatos em colaboração e se opõe a perdão definitivo

Últimas Notícias

Polícia

Carreta carregada de grão tomba em rotatória na BR-060, em Sidrolândia

O veículo tombou no acostamento da via e parte da carga foi despejada no asfalto

Emprego e Concurso

Concurso da Polícia Civil tem 440 vagas para MS e salários de até R$ 6,5 mil

Edital foi publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial do Estado

Política

‘Ameaça para negociar’: Deputado não acredita que tarifaço de Trump se concretize

MS suspendeu exportação de carne para EUA e preços devem cair no estado

Polícia

Investigadores presos com carga contrabandeada de cigarros são demitidos da Polícia Civil de MS

Investigadores ‘roubaram’ a carga de um contrabandista