Chamou a atenção de quem passou pelo centro de Campo Grande nesta semana o colombiano Daniel Puerto Perdono, de 31 anos, tocando instrumento de percussão pouco conhecido: o handpan.

Tocado com as mãos, o handpan é um instrumento de metal recente, feito de aço nitretado, resistente e que não oxida. De som único, o instrumento foi criado inicialmente para meditação e também é usado por curandeiros.

Nascido em Bogotá, Daniel toca handpan desde os dezenove anos. Ele já viajou por cinco países, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e agora o Brasil. O artista de rua conta que veio para o Brasil para estudar percussão e ver os movimentos sociais.

Acolhido em casa de artistas que abrigam os viajantes, Daniel viaja agora para Brasília, onde quer aprender a falar português. Sobre os jogos da Copa, diz que se der assistirá a algum.

Após o fim da Copa, Daniel tem como próximo destino o Equador. Porém, ao ficar sabendo do Festival de Inverno de Bonito, cogita mudar seus planos. “Fiquei interessado, me disseram que as atrações são muito boas, preciso pensar”, revela.