USP vem a MS para definir o custo da produção agropecuária do Estado

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), com a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), farão levantamento a partir da próxima segunda-feira (4) sobre o custo para se investir na produção rural em Mato Grosso do Sul. A finalidade do levantamento é gerar informações e contribuir para a melhoria na gestão dos investimentos […]
| 01/08/2014
- 18:19
USP vem a MS para definir o custo da produção agropecuária do Estado

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), com a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), farão levantamento a partir da próxima segunda-feira (4) sobre o custo para se investir na produção rural em Mato Grosso do Sul. A finalidade do levantamento é gerar informações e contribuir para a melhoria na gestão dos investimentos e dos riscos na produção.

Inicialmente, os pesquisadores vão percorrer os municípios de Naviraí, Dourados e Chapadão do Sul, escolhidos por apresentarem diferentes processos de produção. Victor Ikeda e Fabio Francisco são os especialistas que viajarão pelo Estado, com visitas aos sindicatos rurais dos municípios inclusos no estudo.

Os pesquisadores levantarão as informações utilizando a metodologia de “painel de custos de produção”, em que se reúnem produtores e profissionais do setor agrícola para debaterem sobre a produção local e detalhamentos dos custos diretos e indiretos.

Essas reuniões acontecerão sempre nas sedes dos sindicatos rurais, iniciando por Naviraí na próxima segunda-feira (4), seguindo para Dourados na terça (5) e Chapadão do Sul, na quinta (7). Além de Mato Grosso do Sul, haverá levantamento de custo de produção em  30 cidades dos Estados de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, com a possibilidade de expandir para outros.

Últimas notícias