Pular para o conteúdo
Geral

UE ameaça Rússia com novas sanções, mas não estabelece prazos

A União Europeia ameaçou a Rússia com novas sanções comerciais se Moscou não conseguir começar a reverter sua ação na Ucrânia, mas discordâncias entre os líderes em uma cúpula em Bruxelas deixou o calendário incerto para quaisquer medidas. Depois de uma longa entrevista com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, que alertou que uma “guerra total” […]
Arquivo -

A União Europeia ameaçou a Rússia com novas sanções comerciais se Moscou não conseguir começar a reverter sua ação na Ucrânia, mas discordâncias entre os líderes em uma cúpula em Bruxelas deixou o calendário incerto para quaisquer medidas.

Depois de uma longa entrevista com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, que alertou que uma “guerra total” era iminente se as tropas russas continuassem a avançar no apoio a rebeldes pró-Moscou, os líderes concordaram no domingo em ter funcionários da União Europeia elaborando, no prazo de uma semana, uma lista de novas medidas que podem atingir uma gama de setores.

Mas a ansiedade sobre o impacto das sanções sobre as suas próprias economias fracas — e seu acesso às fontes de energia russas — resultou em uma UE dividida que não pode concordar em impor prazos ou condições precisos sobre o presidente russo, Vladimir Putin.

O Conselho Europeu convidou a Rússia “a retirar imediatamente todos os seus bens e as forças militares da Ucrânia” e pediu um cessar-fogo. Os líderes pediram o braço executivo da UE, a Comissão, para preparar propostas sobre novas sanções a serem impostas por eles, incluindo medidas que penalizam qualquer pessoa ou entidade que negociem com separatistas do leste da Ucrânia.

A chanceler alemã, Angela Merkel, figura mais poderosa do bloco, observou que medidas estariam prontas dentro de uma semana e disse que Putin deve agir para evitá-las:

“Não haverá decisões sobre novas sanções se a situação atual se passa ou se deteriora”, afirmou.

Mas perguntado sobre um prazo para a ação da UE, o presidente cúpula, o presidente do Conselho da UE, Herman Van Rompuy, disse:

“Outras medidas dependem do desenvolvimento da situação. Não existem critérios precisos, mas posso assegurar-lhe que todo mundo está certo de que temos de agir rapidamente.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia