Pular para o conteúdo
Geral

Ucrânia: Parlamento destitui presidente e convoca eleições para maio

A Rada Suprema (Parlamento ucraniano) destituiu hoje o presidente do país, Viktor Yanukovich, por “abandono de suas funções constitucionais”, e convocou eleições presidenciais antecipadas para o dia 25 de maio. O anúncia chega no ápice de uma semana de intensos protestos no coração de Kiev, cerne do confronto entre os opositores pró-Europa e as força […]
Arquivo -

A Rada Suprema (Parlamento ucraniano) destituiu hoje o presidente do país, Viktor Yanukovich, por “abandono de suas funções constitucionais”, e convocou eleições presidenciais antecipadas para o dia 25 de maio. O anúncia chega no ápice de uma semana de intensos protestos no coração de Kiev, cerne do confronto entre os opositores pró-Europa e as força de segurança governistas pró-Rússia.

Mais cedo, durante entrevista ao canal de televisão UBR, Yanukovich disse que os eventos recentes no país são um golpe de Estado e anunciou que não renunciará “Os eventos que o nosso país e todo o mundo viram são um exemplo de golpe de Estado. Tentam me amedrontar para que apresente voluntariamente minha renúncia. Mas não tenho intenção de renunciar”, disse.

Yanukovich qualificou o que ocorre como “uma repetição do nazismo, quando nos anos 30 na Alemanha e Áustria os nazistas chegaram ao poder”. “Adotamos duas leis sobre anistia, demos todos os passos que estabilizariam a situação política no país. Mas passou o que se passou”, disse.

O líder ucraniano, que reconheceu ter deixado ontem à noite Kiev para ir para a cidade de Kharkiv, acrescentou que faz todo o possível “para que no país não haja um derramamento de sangue”. “Me estão informando que existem pessoas que estão sendo perseguidas. Eu faço todo o possível para defender o povo, para que possa comparecer ao trabalhos e às escolas, e para deter o derramamento de sangue”, afirmou.

O presidente ressaltou que não tem intenção de abandonar a Ucrânia e que não assinará nenhuma das decisões ilegais aprovadas nas últimas horas pela Rada Suprema (Parlamento), controlada agora pela oposição, pois vários deputados do governante Partido das Regiões deixaram a legenda.

A Rada assumiu hoje a coordenação dos trabalhos do governo, nomeou um novo presidente da Câmara, designou um novo ministro do Interior interino e aprovou uma lei que permitirá a libertação da ex-primeira-ministra e líder opositora Yulia Tymoshenko.

Segundo números oficiais, pelo menos 80 pessoas morreram nesta semana nos violentos distúrbios que explodiram na capital ucraniana após três meses de protestos antigovernamentais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é sequestrado, mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

Últimas Notícias

Polícia

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Acidente ocorreu em uma curva acentuada

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

A dúvida é: quem paga essa conta cara hoje?

Bastidores

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

Governador passou em comércios no centro de Campo Grande na terça-feira (15)

Sérgio Cruz - O dia na história

1797 – Fundação de Miranda

Governador Caetano Pinto de Miranda mandou fundar, em 16 de julho de 1897, o presídio Nossa Senhora de Carmo do Emboteteu