O velocista americano Tyson Gay foi suspenso por um ano após ter sido flagrado em exame antidoping. Em anúncio feito nesta sexta-feira pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada), o segundo homem mais rápido do mundo, atrás apenas do jamaicano Usain Bolt, teve de devolver a medalha de prata conquistada no revezamento 4×100 m nos de Londres, em 2012. Ela, inclusive, já está em posse do Comitê Olímpico dos EUA.

Segundo a entidade, o atleta aceitou a punição retroativa de 15 de julho de 2012 e não irá recorrer. Além de perder a láurea olímpica, o velocista de 31 anos teve anulados todos os resultados obtidos a partir da data da suspensão. Beneficiado por uma sanção de um ano, em vez dos tradicionais dois, por ter colaborado na investigação do caso, Gay voltará às pistas em junho deste ano. Assim, estará liberado para disputar o Mundial de 2015 e a Olimpíada do Rio, em 2016.

O americano testou positivo para o uso de um anabolizante proibido em dois exames fora de competição e outro em competição. Em julho de 2013, Gay admitiu, sob lágrimas, o uso da substância. Desde então, o atleta se retirou dos eventos esportivos, incluindo o Mundial do ano passado. E participou de todo o processo sendo, inclusive, entrevistado pela Usada em diversas ocasiões e fornecendo todos os produtos que usou na época do teste positivo.

“Estamos agradecidos que Tyson fez a coisa certa se retirando imediatamente das competições a partir da notificação, aceitando a responsabilidade por suas decisões e sendo sincero em sua cooperação conosco na nossa investigação sobre as circunstâncias do caso”, afirmou o presidente da Usada, Travis Tygart.