Na semana em que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou o rating soberano do Brasil, o Tesouro Nacional informou nesta quinta-feira que concedeu mandato para a emissão de bônus denominados em euros, com vencimento em 2021.

De acordo com comunicado, os títulos serão emitidos nos mercados europeu e norte-americano. Uma fonte do governo disse à Reuters que a decisão foi tomada porque abriu-se uma janela de oportunidade.

O IFR, um serviço da Thomson Reuters, havia informado mais cedo que o título tem spread em torno de 175 pontos-básicos sobre mid-swaps, e que BB Securities, JP Morgan e Santander GBM são os coordenadores da transação.

Na segunda-feira, a S&P reduziu a nota do país para “BBB-“, a faixa mais baixa da categoria de grau de investimento, com perspectiva estável. A agência citou a deterioração das contas públicas brasileiras como um dos motivos para a decisão.

Fontes do governo haviam dito à Reuters neste mês, antes do rebaixamento promovido pela S&P, que o Tesouro aguardava a evolução do cenário internacional para decidir sobre nova emissão externa.

A última vez que o governo emitiu títulos em euros foi em janeiro de 2006, quando foram vendidos 300 milhões de euros com vencimento em fevereiro de 2015.