TCE-MS inaugura Centro de Educação Infantil que vai atender 60 crianças

O Centro de Educação Infantil do Tribunal de Contas do Estado (Ceitc) “Profª. Maria Constança Barros Machado” foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (18) e deve atender 60 filhos de servidores do TCE-MS. Paulo Cesar Carstens Mendonça é auditor estadual de Controle Externo e tem dois filhos que serão beneficiados com o Ceitc. Paulo Cesar […]
| 18/08/2014
- 17:34
TCE-MS inaugura Centro de Educação Infantil que vai atender 60 crianças

O Centro de Educação Infantil do Tribunal de Contas do Estado (Ceitc) “Profª. Maria Constança Barros Machado” foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (18) e deve atender 60 filhos de servidores do TCE-MS.

Paulo Cesar Carstens Mendonça é auditor estadual de Controle Externo e tem dois filhos que serão beneficiados com o Ceitc. Paulo Cesar Filho, de 1 ano e oito meses, e Fernanda Mendonça, de 3 anos, ficarão no Ceitc enquanto os pais trabalham.

“Há muitos anos pedíamos uma creche e o presidente Cícero (de Souza) concretizou o projeto. Agora trabalho satisfeito com os meus filhos tendo assistência”, afirmou Paulo Cesar.

A secretária de Estado de Educação, Maria Milene Badeca, disse que a iniciativa é importante porque uma criança que recebe este tipo de educação nos primeiros anos tem um desenvolvimento diferenciado.

“É bom para a criança pequena porque recebe estímulos pedagógicos e a partir dos 3 anos aprende a questão de comportamento e relacionamento.

A secretária ainda lembrou que seis crianças atendidas pelo centro de educação aos servidores do governo do Estado serão transferidas para o Ceitc. “Hoje são 340 do Parque dos Poderes. Está mais que lotada”, pontuou.

A diretora da Ceitc será Dulce Jcques da Costa Almeida. A finalidade é oferecer a educação infantil aos filhos dos servidores em geral, que estejam na faixa etária de quatro meses a cinco anos de idade.

Estrutura

Com área total de 604,09 metros quadrados, o local tem capacidade para 60 crianças. O ambiente é setorizado em administrativo, de serviços (lavanderia e cozinha), pedagógico (salas de aula e biblioteca), lazer e horta.

O Centro atenderá na sala do berçário as crianças dos quatro meses aos 2 anos de idade. Outros quatro grupos estão distribuídos da seguinte forma: o Grupo I é destinado para crianças a partir dos 2 anos de idade; o Grupo II as crianças de 3 anos. O Grupo III é para os de 4 anos de idade; e no Grupo IV, são 15 lugares para crianças de 5 anos.

O espaço pedagógico abriga a sala Multiuso, com TV/Cinema, teatro, sala de leitura e brinquedoteca. Com uma área de 145,05 metros quadrados o pátio coberto funcionará o refeitório, escovódromo (para ensinar técnicas de higiene bucal), espaço das artes e a horta. O projeto foi elaborado pela arquiteta Ana Maria de Almeida, da Assessoria de Obras, Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente do TCE/MS, setor responsável pela obra.

As obras do CITC tiveram início em Agosto de 2013. O projeto arquitetônico foi apresentado em maio do ano passado no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).

Últimas notícias