Pular para o conteúdo
Geral

TCE-MS inaugura Centro de Educação Infantil que vai atender 60 crianças

O Centro de Educação Infantil do Tribunal de Contas do Estado (Ceitc) “Profª. Maria Constança Barros Machado” foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (18) e deve atender 60 filhos de servidores do TCE-MS. Paulo Cesar Carstens Mendonça é auditor estadual de Controle Externo e tem dois filhos que serão beneficiados com o Ceitc. Paulo Cesar […]
Arquivo -

O Centro de Educação Infantil do Tribunal de Contas do Estado (Ceitc) “Profª. Maria Constança Barros Machado” foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (18) e deve atender 60 filhos de servidores do TCE-MS.

Paulo Cesar Carstens Mendonça é auditor estadual de Controle Externo e tem dois filhos que serão beneficiados com o Ceitc. Paulo Cesar Filho, de 1 ano e oito meses, e Fernanda Mendonça, de 3 anos, ficarão no Ceitc enquanto os pais trabalham.

“Há muitos anos pedíamos uma creche e o presidente Cícero (de Souza) concretizou o projeto. Agora trabalho satisfeito com os meus filhos tendo assistência”, afirmou Paulo Cesar.

A secretária de Estado de Educação, Maria Milene Badeca, disse que a iniciativa é importante porque uma criança que recebe este tipo de educação nos primeiros anos tem um desenvolvimento diferenciado.

“É bom para a criança pequena porque recebe estímulos pedagógicos e a partir dos 3 anos aprende a questão de comportamento e relacionamento.

A secretária ainda lembrou que seis crianças atendidas pelo centro de educação aos servidores do governo do Estado serão transferidas para o Ceitc. “Hoje são 340 do Parque dos Poderes. Está mais que lotada”, pontuou.

A diretora da Ceitc será Dulce Jcques da Costa Almeida. A finalidade é oferecer a educação infantil aos filhos dos servidores em geral, que estejam na faixa etária de quatro meses a cinco anos de idade.

Estrutura

Com área total de 604,09 metros quadrados, o local tem capacidade para 60 crianças. O ambiente é setorizado em administrativo, de serviços (lavanderia e cozinha), pedagógico (salas de aula e biblioteca), lazer e horta.

O Centro atenderá na sala do berçário as crianças dos quatro meses aos 2 anos de idade. Outros quatro grupos estão distribuídos da seguinte forma: o Grupo I é destinado para crianças a partir dos 2 anos de idade; o Grupo II as crianças de 3 anos. O Grupo III é para os de 4 anos de idade; e no Grupo IV, são 15 lugares para crianças de 5 anos.

O espaço pedagógico abriga a sala Multiuso, com TV/Cinema, teatro, sala de leitura e brinquedoteca. Com uma área de 145,05 metros quadrados o pátio coberto funcionará o refeitório, escovódromo (para ensinar técnicas de higiene bucal), espaço das artes e a horta. O projeto foi elaborado pela arquiteta Ana Maria de Almeida, da Assessoria de Obras, Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente do TCE/MS, setor responsável pela obra.

As obras do CITC tiveram início em Agosto de 2013. O projeto arquitetônico foi apresentado em maio do ano passado no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira