Stephen Hawking admite em entrevista que tentou suicídio
O professor britânico Stephen Hawking admitiu que tentou cometer suicídio na década de 1980 quando sua doença neurológica comprometeu suas capacidades de respirar e falar, informou o jornal The Independent. A revelação foi feita durante uma entrevista sobre morte assistida à BBC, na qual o cientista discutiu suas experiências após ser diagnosticado com uma doença […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O professor britânico Stephen Hawking admitiu que tentou cometer suicídio na década de 1980 quando sua doença neurológica comprometeu suas capacidades de respirar e falar, informou o jornal The Independent.
A revelação foi feita durante uma entrevista sobre morte assistida à BBC, na qual o cientista discutiu suas experiências após ser diagnosticado com uma doença terminal.
Hawking, mundialmente reconhecido como um dos mais influentes físico teóricos desde Einstein, contou que desafiou os médicos que lhe deram apenas alguns meses de vida em 1963, após ele ser diagnosticado com uma Doença Neuronal Motora (MND).
Ela afeta as células que controlam a atividade muscular voluntária, como a fala e os movimentos do corpo, e progressivamente leva o enfermo à morte. Apenas 5% das pessoas diagnosticadas com MND sobrevivem por mais de uma década após o diagnóstico.
Questionado pela BBC sobre o risco de o projeto de lei assistida Lord Falconer estimular pessoas que podem ter uma vida longa e produtiva a escolherem a morte, ele disse: “Essa é uma decisão que o indivíduo tem de fazer, é errado a lei nos tirar essa opção”. “Eu admito que quando fiz minha cirurgia de traqueosstomia, eu tentei cometer suicídio, não respirando”, completou.
Após a cirurgia, realizada em 1985, Hawking passou a usar o programa de computador Equalizer, que juntamente com um sintetizador de voz, permite que ele selecione palavras a partir de uma série de menus na tela controlada por um interruptor na mão.
“Se você tem uma doença terminal e está sofrendo, eu acho que você tem o direito de escolher colocar fim a sua vida. Nós não deixamos animais sofrerem, então por que nossa dor seria prolongada contra a nossa vontade?” indagou.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Raimundo permite que Bia faça estágio na agência: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Ricardo tem as roupas roubadas em Santana do Agreste: Resumo Tieta, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Justino confessa a Pepa que passou seus bens para os filhos: Resumo Cabocla, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Câmeras corporais de São Paulo não atendem especificação do STF
A análise de Edler cita a possibilidade de se fazerem aditivos ao contrato
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.