A chinesa State Grid e as empresas do grupo Eletrobras Furnas e Eletronorte dominaram o leilão de transmissão para o escoamento da energia da hidrelétrica Belo Monte ao fazerem uma oferta com forte deságio de 38 por cento sobre a receita anual permitida (RAP) no edital do certame.

O desconto ficou bem acima do oferecido pelos outros dois participantes do leilão, de 11,49 por cento no caso da Abengoa Construção, e de 4,93 por cento do consórcio formado por Taesa e Alupar.

Com o lance, State Grid e as empresas da Eletrobras garantiram uma receita anual por operação do empreendimento de 434,6 milhões de reais.

A companhia chinesa tem 51 por cento do consórcio vencedor, o Interligação Elétrica Belo Monte (IE Belo Monte), o restante está com Furnas e Eletronorte em partes iguais.

As companhias serão responsáveis pela construção e operação de uma linha de transmissão de 2.092 quilômetros e duas estações conversoras de energia, que escoarão energia do Pará ao centros de carga no Sudeste do país, num investimento estimado em 5 bilhões de reais.

A receita será recebida pelo prazo de 30 anos, a partir do momento que a linha entrar em operação. As instalações devem entrar em operação no prazo de 44 a 46 meses da assinatura dos contratos.

O diretor de transmissão da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, disse que a área pela qual passará o sistema de transmissão de Belo Monte será mais fácil para viabilizar a construção do que a linha que liga as usinas do Rio Madeira.

“Acho que nós teremos muito menos dificuldades”, disse ele ao se referir a questões ambientais. Ele acrescentou que a linha fica localizada em área que empresas da Eletrobras já atuam.

Às 10h44, as ações da Eletrobras recuavam 0,54 por cento enquanto as units da Taesa tinham desvalorização de 0,29 por cento e Alupar avançava 3 por cento.